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<span style="color:red"><sup>2</sup></span> Deus deu-se a conhecer em Judá<ref name="ftn436">Este salmo faz parte do conjunto designado como salmos ou cânticos de Sião. Nele se nota o eco de alguma vitória obtida pelos israelitas. Vários acontecimentos históricos poderiam ter contribuído para enriquecer os temas e as metáforas pertinentes, como, por exemplo, as imagens da batalha relatada em 2Sm 5,17-24. Mas estas referências ao passado que servem para criar a linguagem reconhecível transformam-se, na verdade, em paradigmas de futuro. Um outro acontecimento político e militar que seguramente está em condições de poder servir de referência a este salmo é o assédio de Senaquerib a Jerusalém no ano de 701 a.C. (2Rs 18,13-19,36).</ref>, | |||
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<span style="color:red"><sup>3</sup></span> A sua tenda está em Salém<ref name="ftn437">Salém, estando em paralelo com Sião, refere-se evidentemente a Jerusalém. É possível que o mesmo nome seja o que aparece em Gn 14,18; Jdt 4,4; e que Heb 7,1s refere. O conteúdo do salmo celebra a vitória sobre os exércitos invasores e a destruição das suas armas. O autor do salmo pode estar a aproveitar, para contraste, o significado de «paz» (''chalom'') que a literatura bíblica se habituou a associar com o nome de Jerusalém.</ref> | |||
:e a sua morada, em Sião. | |||
<span style="color:red"><sup>4</sup></span> Ali quebrou as flechas do arco, | |||
:os escudos, as espadas e armas de guerra<ref name="ftn438">O tema da destruição das armas de guerra é frequente na Bíblia (Sl 46,10; Is 2,4; Ez 39,9; Os 2,8; Zc 9,10).</ref>. ''Pausa'' | |||
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<span style="color:red"><sup>6</sup></span> Os mais valentes foram espoliados | |||
:e dormem o seu sono. | |||
Os homens de guerra não conseguiram | |||
:encontrar o vigor dos seus braços. | |||
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:tanto carros como cavalos ficaram imóveis. | |||
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:Quem poderá resistir na tua presença, | |||
:quando se inflama a tua ira? | |||
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:a terra treme e fica silenciosa, | |||
<span style="color:red"><sup>10</sup></span> quando Deus se levanta para o julgamento, | |||
:para salvar os humildes da terra. ''Pausa'' | |||
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:e os que sobrevivem à ira festejarão à tua volta<ref name="ftn440">Ou: ''e com os que sobrevivem à ira farás uma cintura''. Esta imagem significaria a união entre Deus e os sobreviventes da ira (Jr 13,11; Sl 109,19).</ref>. | |||
<span style="color:red"><sup>12</sup></span> Fazei promessas e cumpri-as ao Senhor, vosso Deus! | |||
:Todos à sua volta levem presentes ao que é temível<ref name="ftn441">Já na antiguidade houve quem entendesse a expressão acima traduzida como ''ao que é temível ''(''lammora’'') por uma alternativa: ''ao dador da lei ''(''lammoreh'').</ref>. | |||
<span style="color:red"><sup>13</sup></span> Ele corta a respiração aos governantes | |||
:e é temido pelos reis da terra. | |||
Latest revision as of 09:30, 18 December 2019
76(75) Cântico triunfal
1 Ao diretor. Com instrumentos de corda. Salmo. De Asaf. Cântico.
2 Deus deu-se a conhecer em Judá[1],
- grande é o seu nome em Israel.
3 A sua tenda está em Salém[2]
- e a sua morada, em Sião.
4 Ali quebrou as flechas do arco,
- os escudos, as espadas e armas de guerra[3]. Pausa
5 Tu resplandeces glorioso,
- por sobre as montanhas de despojos[4].
6 Os mais valentes foram espoliados
- e dormem o seu sono.
Os homens de guerra não conseguiram
- encontrar o vigor dos seus braços.
7 Por causa das tuas ameaças, ó Deus de Jacob,
- tanto carros como cavalos ficaram imóveis.
8 Tu, sim! Tu és temível!
- Quem poderá resistir na tua presença,
- quando se inflama a tua ira?
9 Do alto do céu, proclamas a sentença;
- a terra treme e fica silenciosa,
10 quando Deus se levanta para o julgamento,
- para salvar os humildes da terra. Pausa
11 Pois a ira do homem é para ti louvor,
- e os que sobrevivem à ira festejarão à tua volta[5].
12 Fazei promessas e cumpri-as ao Senhor, vosso Deus!
- Todos à sua volta levem presentes ao que é temível[6].
13 Ele corta a respiração aos governantes
- e é temido pelos reis da terra.
- ↑ Este salmo faz parte do conjunto designado como salmos ou cânticos de Sião. Nele se nota o eco de alguma vitória obtida pelos israelitas. Vários acontecimentos históricos poderiam ter contribuído para enriquecer os temas e as metáforas pertinentes, como, por exemplo, as imagens da batalha relatada em 2Sm 5,17-24. Mas estas referências ao passado que servem para criar a linguagem reconhecível transformam-se, na verdade, em paradigmas de futuro. Um outro acontecimento político e militar que seguramente está em condições de poder servir de referência a este salmo é o assédio de Senaquerib a Jerusalém no ano de 701 a.C. (2Rs 18,13-19,36).
- ↑ Salém, estando em paralelo com Sião, refere-se evidentemente a Jerusalém. É possível que o mesmo nome seja o que aparece em Gn 14,18; Jdt 4,4; e que Heb 7,1s refere. O conteúdo do salmo celebra a vitória sobre os exércitos invasores e a destruição das suas armas. O autor do salmo pode estar a aproveitar, para contraste, o significado de «paz» (chalom) que a literatura bíblica se habituou a associar com o nome de Jerusalém.
- ↑ O tema da destruição das armas de guerra é frequente na Bíblia (Sl 46,10; Is 2,4; Ez 39,9; Os 2,8; Zc 9,10).
- ↑ As metáforas dos vv. 5-7 podem aludir à catástrofe que atingiu o exército de Senaqueribe, quando pretendia atacar Jerusalém, conforme consta em 2Rs 19,35.
- ↑ Ou: e com os que sobrevivem à ira farás uma cintura. Esta imagem significaria a união entre Deus e os sobreviventes da ira (Jr 13,11; Sl 109,19).
- ↑ Já na antiguidade houve quem entendesse a expressão acima traduzida como ao que é temível (lammora’) por uma alternativa: ao dador da lei (lammoreh).
Salmos
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