Sl 83

From Biblia: Os Quatro Evangelhos e os Salmos
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83(82) Os inimigos do povo de Deus

 

1 Cântico. Salmo. De Asaf.


2 Ó Deus, não fiques calado[1];

não fiques mudo nem impassível, ó Deus!

3 Vê como os teus inimigos se agitam

e levantam a cabeça aqueles que te odeiam.

4 Engendram planos astuciosos contra o teu povo

e conspiram contra os teus protegidos.

5 Dizem: «Andem! Vamos exterminá-los como povo!

E não volte mais a ser lembrado o nome de Israel».

6 Assim decidiram de comum acordo

e estabeleceram uma aliança contra ti:

7 as tendas de Edom e os ismaelitas[2],

Moab e os agarenos,

8 Guebal, Amon e Amalec,

os filisteus com os habitantes de Tiro.

9 Até os assírios se juntaram com eles,

e foram o braço dos filhos de Lot[3].

10 Trata-os como fizeste com Madian e Sísera[4],

como a Jabin na ribeira de Quichon.

11 Foram destruídos em En-Dor,

serviram de adubo para as terras.

12 Trata os seus príncipes como Oreb e Zeeb;

e todos os seus chefes como Zeba e Salmuna.

13 Pois eles tinham declarado:

«Tomemos para nós os campos de Deus[5]».


14 Ó meu Deus, atira-os para o redemoinho,

como palha levada pelo vento,

15 como o fogo que devora a floresta

e como a chama que incendeia os montes.

16 Persegue-os com a tua tempestade;

atormenta-os com o teu turbilhão!

17 Cobre-lhes o rosto de ignomínia;

e que então procurem o teu nome, ó Senhor.

18 Sejam confundidos e abalados para sempre,

sejam envergonhados e pereçam.

19 Fiquem a saber que o teu nome é Senhor;

Tu és o único Altíssimo sobre toda a terra!



  1. Este salmo coletivo de súplica dirige-se a Deus para que proteja o povo de Israel. O inimigo principal cujas ameaças se pressentem poderiam ser os assírios. Na verdade, o salmo dá indícios de ter sido composto antes do exílio. Como acontece sistematicamente com textos deste género, os argumentos e imagens aduzidos para justificar a proteção de Deus consistem numa revisão dos prodígios realizados por Ele no passado. O que serve para processar esta recordação são os nomes dos inimigos que sofreram as consequências da intervenção divina.
  2. Nos vv. 7-9 aparece a lista dos inimigos ordenados em vários grupos. O primeiro é caraterizado como gente das tendas. São povos a sul da Palestina, vários deles ainda nómadas, tais como edomitas, ismaelitas, agarenos, descendentes de Agar, guebalitas e amalecitas. Os filhos de Lot já não são conhecidos em tempo histórico dos hebreus, mas seriam mais um grupo do sul. Outro grupo é o dos filisteus e fenícios de Tiro que viviam na costa do Mediterrâneo.
  3. A quantidade de povos referidos nos vv. 7 a 9 serve para configurar a variedade de inimigos que se contrapõem a Deus e ao seu povo. Trata-se de um aglomerado simbólico em que se sintetizam todas as recordações de guerra com os povos seus vizinhos que os israelitas conservavam. A associação dos assírios com os filhos de Lot, que seriam os moabitas e amonitas, não nomeados no texto, pode servir o aspeto simbólico pretendido. Este conjunto de povos também poderia sugerir leituras para uma época mais recente, como a dos selêucidas. Nesse caso, o nome de assírios poderia fazer lembrar os sírios, pois o reino selêucida situava-se na Síria.
  4. Os acontecimentos e as personagens referidas nos vv. 10-12 correspondem ao que vem relatado em Jz 4,7s. Estes nomes recordam grandes vitórias ocorridas no passado e que aqui servem como modelo para desenhar as coordenadas da intervenção divina que se solicita.
  5. Ou: os melhores campos.



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