Sl 45
45(44) Poema para o rei
1 Ao diretor. Segundo “Os lírios”. Poema dos filhos de Coré. Cântico de amor.
2 O meu coração vibra com belas palavras[1];
- vou dedicar ao rei a minha obra;
- a minha língua é como pena de hábil escriba.
3 Tu és o mais belo dos homens[2]!
- O encanto se derrama em teus lábios.
- Por isso Deus te abençoou para sempre.
4 Prende a tua espada à cintura, ó herói,
- pois é o teu adorno e o teu esplendor.
5 Na tua glória, avança e cavalga,
- pela causa da verdade e da justiça oprimida[3].
Que a tua direita te leve a descobrir
- prodígios assombrosos!
6 As tuas flechas são penetrantes e povos caem a teus pés;
- ficam sem coragem[4] os inimigos do rei.
7 O teu trono é de Deus[5], é eterno e duradouro;
- o teu cetro real é um cetro de retidão.
8 Amaste a justiça e odiaste a iniquidade;
- por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu,
- de entre os teus companheiros, com o óleo da alegria.
9 As tuas vestes exalam odor a mirra, aloés e cássia;
- em palácios de marfim alegram-te os sons da lira.
10 Filhas de reis erguem-se entre as tuas damas de corte;
- à tua direita está a favorita, ornada com ouro fino de Ofir[6].
11 Ouve, filha! Vê e presta atenção.
- Esquece o teu povo e a casa do teu pai.
12 O rei está enamorado da tua beleza;
- presta-lhe homenagem, pois é ele o teu senhor.
13 E da cidade de Tiro, com presentes,
- os mais ricos do povo demandam os teus favores[7].
14 Em todo o esplendor está a filha do rei,
- com suas vestes de brocados de ouro.
15 Com um manto multicolor é conduzida ao rei;
- depois dela, as virgens, suas amigas, são-te apresentadas.
16 São conduzidas entre júbilo e regozijo
- e dão entrada no palácio do rei.
17 No lugar dos teus pais estarão os teus filhos;
- e tu farás deles príncipes sobre toda a terra.
18 Farei lembrar o teu nome por todas as gerações.
- Por isso, os povos hão de louvar-te por todo o sempre.
- ↑ Salmo real, com um caráter festivo e solene. Poderia ser um poema lírico de casamento. As leituras que dele se fazem orientam-se frequentemente num sentido messiânico, associando esta celebração nupcial com a metáfora do casamento simbólico de Deus ou do messias com a comunidade dos fiéis, segundo a famosa imagem do profeta Oseias. Os traços descritivos são por alguns associados com o rei Salomão, eventualmente por ocasião do casamento deste com alguma princesa estrangeira (vv. 3-15). Qualquer rei representa uma função suficientemente importante para poder ser representado por estas descrições, numa qualquer das festas em que o rei ocupava o centro das atenções.
- ↑ Ou: dos filhos do homem.
- ↑ Ou: por causa da verdade, da mansidão e da justiça.
- ↑ Ou: atingindo no coração os inimigos do rei.
- ↑ Ou: O teu trono, ó Deus,... Os LXX, a Vg e a NVg optam por entender Deus como um vocativo. Este vocativo poderia ser referido a Deus diretamente, mas pode também ser referido ao rei. Com efeito, as personagens que exercem certas funções importantes, nomeadamente a de reis, aparecem designados como deuses (Ex 4,16; 7,1; 22,6; Sl 82,6; Zc 12,8). O contexto sugere, no entanto, que o “tu” em todo este v. seja entendido como referido ao rei. Por outro lado, o trono real aparece também designado como trono de Deus (1Cr 28,5; 29,23).
- ↑ O nome de Ofir ficou na Bíblia associado de forma indelével ao tipo de ouro mais precioso. Tradicionalmente pensava-se que a sua localização seria para sul de Israel, de algum modo relacionado com as regiões do Mar Vermelho. Mas não é impossível que a sua localização se encontre para os lados do Mar Mediterrâneo.
- ↑ O facto de os presentes estrangeiros oferecidos ao rei estarem ligados com a cidade de Tiro, e serem feitos num ambiente festivo, parece dar a entender que o salmo poderia vir de um tempo razoavelmente antigo, em que Tiro era a expressão do êxito internacional desta região próxima da monarquia hebraica.
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