Sl 45

From Biblia: Os Quatro Evangelhos e os Salmos
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45(44) Poema para o rei

 

1 Ao diretor. Segundo “Os lírios”. Poema dos filhos de Coré. Cântico de amor.


2 O meu coração vibra com belas palavras[1];

vou dedicar ao rei a minha obra;
a minha língua é como pena de hábil escriba.

3 Tu és o mais belo dos homens[2]!

O encanto se derrama em teus lábios.
Por isso Deus te abençoou para sempre.


4 Prende a tua espada à cintura, ó herói,

pois é o teu adorno e o teu esplendor.

5 Na tua glória, avança e cavalga,

pela causa da verdade e da justiça oprimida[3].

Que a tua direita te leve a descobrir

prodígios assombrosos!

6 As tuas flechas são penetrantes e povos caem a teus pés;

ficam sem coragem[4] os inimigos do rei.

7 O teu trono é de Deus[5], é eterno e duradouro;

o teu cetro real é um cetro de retidão.

8 Amaste a justiça e odiaste a iniquidade;

por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu,
de entre os teus companheiros, com o óleo da alegria.

9 As tuas vestes exalam odor a mirra, aloés e cássia;

em palácios de marfim alegram-te os sons da lira.

10 Filhas de reis erguem-se entre as tuas damas de corte;

à tua direita está a favorita, ornada com ouro fino de Ofir[6].


11 Ouve, filha! Vê e presta atenção.

Esquece o teu povo e a casa do teu pai.

12 O rei está enamorado da tua beleza;

presta-lhe homenagem, pois é ele o teu senhor.


13 E da cidade de Tiro, com presentes,

os mais ricos do povo demandam os teus favores[7].

14 Em todo o esplendor está a filha do rei,

com suas vestes de brocados de ouro.

15 Com um manto multicolor é conduzida ao rei;

depois dela, as virgens, suas amigas, são-te apresentadas.

16 São conduzidas entre júbilo e regozijo

e dão entrada no palácio do rei.


17 No lugar dos teus pais estarão os teus filhos;

e tu farás deles príncipes sobre toda a terra.

18 Farei lembrar o teu nome por todas as gerações.

Por isso, os povos hão de louvar-te por todo o sempre.



  1. Salmo real, com um caráter festivo e solene. Poderia ser um poema lírico de casamento. As leituras que dele se fazem orientam-se frequentemente num sentido messiânico, associando esta celebração nupcial com a metáfora do casamento simbólico de Deus ou do messias com a comunidade dos fiéis, segundo a famosa imagem do profeta Oseias. Os traços descritivos são por alguns associados com o rei Salomão, eventualmente por ocasião do casamento deste com alguma princesa estrangeira (vv. 3-15). Qualquer rei representa uma função suficientemente importante para poder ser representado por estas descrições, numa qualquer das festas em que o rei ocupava o centro das atenções.
  2. Ou: dos filhos do homem.
  3. Ou: por causa da verdade, da mansidão e da justiça.
  4. Ou: atingindo no coração os inimigos do rei.
  5. Ou: O teu trono, ó Deus,... Os LXX, a Vg e a NVg optam por entender Deus como um vocativo. Este vocativo poderia ser referido a Deus diretamente, mas pode também ser referido ao rei. Com efeito, as personagens que exercem certas funções importantes, nomeadamente a de reis, aparecem designados como deuses (Ex 4,16; 7,1; 22,6; Sl 82,6; Zc 12,8). O contexto sugere, no entanto, que o “tu” em todo este v. seja entendido como referido ao rei. Por outro lado, o trono real aparece também designado como trono de Deus (1Cr 28,5; 29,23).
  6. O nome de Ofir ficou na Bíblia associado de forma indelével ao tipo de ouro mais precioso. Tradicionalmente pensava-se que a sua localização seria para sul de Israel, de algum modo relacionado com as regiões do Mar Vermelho. Mas não é impossível que a sua localização se encontre para os lados do Mar Mediterrâneo.
  7. O facto de os presentes estrangeiros oferecidos ao rei estarem ligados com a cidade de Tiro, e serem feitos num ambiente festivo, parece dar a entender que o salmo poderia vir de um tempo razoavelmente antigo, em que Tiro era a expressão do êxito internacional desta região próxima da monarquia hebraica.



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