Sl 20

From Biblia: Os Quatro Evangelhos e os Salmos
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20(19) Oração pelo rei

 


1 Ao diretor. Salmo de David.

2 Que o Senhor te responda no dia da angústia[1]

e o nome do Deus de Jacob te proteja.

3 Que do santuário Ele te envie socorro

e de Sião te sustente.

4 Que Ele recorde todas as tuas ofertas

e receba com agrado o teu sacrifício[2].Pausa

5 Que Ele te conceda o que o teu coração deseja

e preencha todos os teus anseios.


6 Rejubilaremos com a tua salvação[3],

e ao nome do nosso Deus ergueremos bandeiras[4].
Que o Senhor satisfaça todos os teus desejos.

7 Agora tenho a certeza

de que o Senhor deu a vitória ao seu ungido.

Do alto dos céus, seu santuário, Ele lhe responde

e o salva com a força da sua mão direita.


8 Uns confiam nos carros, outros nos cavalos.

Nós, porém, recordamos o nome do Senhor, nosso Deus[5].

9 Eles fraquejaram e sucumbiram;

mas nós ficámos de pé e resistimos.


10 O Senhor dá a vitória ao rei

e responde-nos no dia em que o invocamos.



  1. Este salmo tem como tema a realeza, a qual é de grande significado em todas as culturas do Antigo Oriente. O enquadramento cultual ou litúrgico não aparece muito definido. Alguns traços poderiam fazer lembrar as guerras de David contra os amonitas e os sírios (2Sm 8,15; 10,6-19). O salmo foi sendo usado para intenções mais gerais da monarquia. Vários tipos de celebrações poderiam prestar-se a estes temas: celebrações regulares como a festa do Ano Novo e outras celebrações por ocasião de acontecimentos relevantes para a vida do povo.
  2. Havia um género de sacrifícios que constituíam uma preparação espiritual para a guerra e dos quais se esperava ajuda para alcançar a vitória (1Sm 7,8-10; 13,9-12).
  3. O principal dos contextos em que aparece enquadrado o conceito de salvação é justamente o da guerra. É por isso muito frequente a tradução de salvação como triunfo ou vitória, como podia ser o caso também aqui.
  4. Esta é a tradução deste v. segundo o texto hebraico atual em que o verbo é nidgol, derivado de um substantivo que significa bandeira, estandarte. A tradução dos LXX pressupõe um texto hebraico com o significado de e engrandeceremos o nome do nosso Deus. Esta tradução pressupõe apenas uma troca fácil de posição entre duas letras seguidas, ficando o verbo a ler-se nigdol.
  5. Esta confiança não é apenas retórica de cariz religioso. A modéstia política e económica de Israel quase só lhe permitiam formular este desejo de que, sentindo a proteção de Deus, isso lhes garantisse a razão e a justiça a que se julgavam com direito. Na verdade, as memórias de guerra dos hebreus prendem-se mais com a situação de invadidos do que com a de invasores.



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