Mt 28

From Biblia: Os Quatro Evangelhos e os Salmos
Jump to: navigation, search

Ressurreição de Jesus (Mc 16,1-8; Lc 24,1-12; Jo 20,1-18) – 1Depois do sábado, ao raiar do primeiro dia da semana[1], Maria Madalena e a outra Maria foram ver o túmulo. 2E eis que houve um grande tremor de terra, pois um anjo do Senhor, descendo do céu e aproximando-se, rolou a pedra e sentou-se em cima dela. 3O seu aspeto era como um relâmpago e a sua roupa branca como neve. 4Com medo dele, os guardas tremeram e ficaram como mortos. 5Mas, em resposta, o anjo disse às mulheres: «Não tenhais medo! Sei que procurais Jesus, o crucificado. 6Não está aqui, pois ressuscitou como disse. Vinde, vede o lugar onde jazia. 7E ide rapidamente dizer aos seus discípulos: "Ressuscitou dos mortos! E eis que vai à vossa frente para a Galileia. Lá o vereis". Eis que vo-lo disse». 8E, ao afastar-se rapidamente do sepulcro, com medo e uma grande alegria, correram a anunciar aos seus discípulos.

9Mas eis que Jesus foi ao seu encontro, dizendo: "Salve!". Aproximando-se, elas agarraram-se-lhe aos pés e ajoelharam-se diante dele. 10Disse-lhes, então, Jesus: «Não tenhais medo! Ide, anunciai aos meus irmãos que partam para a Galileia, e aí me verão».


Embuste dos sacerdotes – 11Enquanto elas iam a caminho, eis que alguns dos guardas foram à cidade anunciar aos chefes dos sacerdotes tudo o que acontecera. 12Reuniram-se, então, com os anciãos e concordaram, em conselho, em dar uma considerável soma de dinheiro aos soldados, 13dizendo: «Dizei que os seus discípulos vieram de noite roubá-lo, enquanto nós dormíamos. 14E, se isto chegar aos ouvidos do governador, nós o convenceremos e faremos com que vós fiqueis livres de preocupações[2]». 15Eles, ao receberem o dinheiro, fizeram como tinham sido instruídos. E esta versão espalhou-se entre os judeus, até ao dia de hoje.


Jesus aparece aos onze – 16Os onze discípulos foram para a Galileia, para o monte que Jesus lhes tinha designado. 17Quando o viram, ajoelharam-se, mas duvidaram. 18Jesus, ao aproximar-se, falou-lhes dizendo: «Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. 19Ide, fazei discípulos todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, 20ensinando-os a observar tudo quanto vos ordenei. E eis que Eu estou convosco[3] todos os dias, até à consumação dos tempos».



  1. Após o pôr-do-sol de sábado, recomeça a vida (e a semana) no judaísmo.
  2. Lit: e far-vos-emos despreocupados.
  3. O evangelho termina com uma grande inclusão: a presença inicial de Deus em Jesus – como Emanuel: Deus connosco (Mt 1,23) – é retomada na promessa conclusiva – Eu estou convosco.



Capítulos

Mt 1 Mt 2 Mt 3 Mt 4 Mt 5 Mt 6 Mt 7 Mt 8 Mt 9 Mt 10 Mt 11 Mt 12 Mt 13 Mt 14 Mt 15 Mt 16 Mt 17 Mt 18 Mt 19 Mt 20 Mt 21 Mt 22 Mt 23 Mt 24 Mt 25 Mt 26 Mt 27 Mt 28