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From Biblia: Os Quatro Evangelhos e os Salmos
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Do fundo do abismo<ref name="ftn768">Lit. ''Das profundezas''. Este plural traduz os momentos de profundo sofrimento, mas para o exprimir abre a porta para as ressonâncias míticas desta imagem que exprimem o caos visto como o oceano profundo de todos os perigos.</ref> clamo a ti, Senhor<ref name="ftn769">Este salmo individual de súplica integra-se no conjunto de salmos de espírito comunitário como são realmente os cânticos de peregrinação. Neles se encontram normalmente presentes os ingredientes caraterísticos de confiança e de festa. No entanto, o salmo trata de um tema bastante ligado com a experiência pessoal e o sentido expresso desde o princípio sugere um horizonte de grande angústia. Ao longo da história, tornou-se um texto muito representativo da liturgia dos defuntos, sendo conhecido como o ''De profundis'', por causa das palavras iniciais do seu texto em latim, segundo a Vg. Este é um dos salmos penitenciais.</ref>.
  
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:por isso é que infundes temor<ref name="ftn770">Esta ligação entre o perdão e o temor de Deus é um bom elemento para definir como a ideia de temor de Deus tem na Bíblia conotações positivas.</ref>.
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<span style="color:red"><sup>5</sup></span>&nbsp;Eu espero no Senhor. Sim, a minha alma espera!
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:E confio na sua palavra!
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:mais do que as sentinelas para a manhã<ref name="ftn771">Trata-se das sentinelas que fazem vigilância na cidade durante a noite. Aquilo por que mais aspiram é começar a descortinar os primeiros sinais do amanhecer.</ref>.
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Mais do que as sentinelas esperam pela manhã,
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<span style="color:red"><sup>7</sup></span>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;que Israel ponha a esperança no Senhor.
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Pois é junto do Senhor que há misericórdia
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:e com Ele é abundante a redenção.:<span style="color:red"><sup>8</sup></span>&nbsp;É Ele que há de redimir Israel
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:de todos os seus pecados.
  
  

Revision as of 10:40, 18 December 2019

130(129) Cântico de esperança

 

1 Cântico das peregrinações.


Do fundo do abismo[1] clamo a ti, Senhor[2].

2     Senhor, ouve a minha voz!

Estejam os teus ouvidos atentos

à voz da minha súplica.

3 Se Tu, Senhor, tiveres em conta os pecados,

ó Senhor, quem poderá resistir?

4 Pois junto de ti está o perdão;

por isso é que infundes temor[3].

5 Eu espero no Senhor. Sim, a minha alma espera!

E confio na sua palavra!

6 A minha alma volta-se para o Senhor,

mais do que as sentinelas para a manhã[4].

Mais do que as sentinelas esperam pela manhã,

7    que Israel ponha a esperança no Senhor.

Pois é junto do Senhor que há misericórdia

e com Ele é abundante a redenção.:8 É Ele que há de redimir Israel
de todos os seus pecados.



  1. Lit. Das profundezas. Este plural traduz os momentos de profundo sofrimento, mas para o exprimir abre a porta para as ressonâncias míticas desta imagem que exprimem o caos visto como o oceano profundo de todos os perigos.
  2. Este salmo individual de súplica integra-se no conjunto de salmos de espírito comunitário como são realmente os cânticos de peregrinação. Neles se encontram normalmente presentes os ingredientes caraterísticos de confiança e de festa. No entanto, o salmo trata de um tema bastante ligado com a experiência pessoal e o sentido expresso desde o princípio sugere um horizonte de grande angústia. Ao longo da história, tornou-se um texto muito representativo da liturgia dos defuntos, sendo conhecido como o De profundis, por causa das palavras iniciais do seu texto em latim, segundo a Vg. Este é um dos salmos penitenciais.
  3. Esta ligação entre o perdão e o temor de Deus é um bom elemento para definir como a ideia de temor de Deus tem na Bíblia conotações positivas.
  4. Trata-se das sentinelas que fazem vigilância na cidade durante a noite. Aquilo por que mais aspiram é começar a descortinar os primeiros sinais do amanhecer.



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