Sl 37
37(36) A sorte do justo e do ímpio
1 De David.
Alef
Não te exaltes por causa dos criminosos[1]
- nem invejes os que praticam a iniquidade.
2 Pois como o feno depressa irão secar,
- como a erva viçosa hão de murchar.
Bet
3 Confia no Senhor e faz o bem;
- habita nesta terra e cultiva a fidelidade[2].
4 Põe no Senhor a tua felicidade,
- e Ele há de satisfazer os desejos do teu coração.
Guimel
5 Entrega ao Senhor o teu caminho;
- confia nele e Ele atuará.
6 Há de fazer brilhar como luz a tua justiça,
- e os teus direitos, como sol do meio-dia.
Dalet
7 Descansa no Senhor e põe nele a tua esperança;
- não te exasperes com os que prosperam,
- nem com os que vivem de intrigas.
He
8 Foge da ira e evita a indignação;
- não te exasperes, pois só leva ao mal.
9 Com efeito, os criminosos serão exterminados,
- mas os que esperam no Senhor possuirão a terra[3].
Vau
10 Mais um pouco e já não se vê o malfeitor;
- se procurares bem no seu lugar, já não está.
11 Os pobres, sim, possuirão a terra
- e poderão deleitar-se em grande paz.
Zain
12 O malfeitor tece intrigas contra o justo
- e range os dentes contra ele.
13 Mas o Senhor ri-se dele,
- pois vê que o seu dia[4] está a chegar.
Het
14 Os malfeitores desembainham a espada e carregam o seu arco,
- para abaterem o pobre e desvalido,
- para sacrificarem os que seguem o caminho reto.
15 A sua espada atravessará o seu próprio coração,
- e os seus arcos serão despedaçados[5].
Tet
16 Mais vale o pouco de um justo
- que a fortuna de muitos malfeitores.
17 Pois os braços dos malfeitores serão quebrados,
- enquanto aos justos, o Senhor os sustenta.
Yod
18 O Senhor conhece bem os dias dos íntegros,
- e a sua herança ficará para sempre.
19 Não serão envergonhados no tempo da adversidade
- e nos dias de fome serão saciados.
Caf
20 Porém, os malfeitores hão de perecer;
- os inimigos do Senhor, como a verdura dos campos,
- murcham e dissipam-se em fumo.
Lamed
21 O malfeitor pede emprestado e não paga,
- o justo tem compaixão e dá.
22 Os que Deus abençoa possuirão a terra;
- e os que Ele amaldiçoa serão exterminados.
Mem
23 O Senhor dá firmeza aos passos do homem;
- orienta-o e sente agrado no seu caminho.
24 Se cair, não ficará por terra,
- porque o Senhor o segura pela mão.
Nun
25 Eu já fui jovem e agora sou velho;
- mas nunca vi um justo abandonado,
- nem os seus filhos a mendigar pão.
26 Mostra-se compassivo e generoso, o dia inteiro,
- e a sua descendência será abençoada.
Samec
27 Afasta-te do mal e faz o bem
- e sempre terás onde habitar[6].
28 Pois o Senhor ama a retidão
- e não abandona os seus fiéis.
Ain
Estes serão guardados para sempre,
- mas a descendência dos maus será destruída.
29 Os justos possuirão a terra
- e nela terão morada para sempre.
Pé
30 A boca do justo profere sabedoria,
- e a sua língua declara a justiça.
31 Ele traz no coração a lei do seu Deus;
- por isso não vacilam os seus passos.
Sadé
32 O malfeitor espreita o justo
- e procura a maneira de o matar[7].
33 Mas o Senhor não o abandonará nas suas mãos,
- nem o deixará condenar em tribunal.
Qof
34 Confia no Senhor e segue o seu caminho;
- Ele te honrará com a posse da terra,
- e poderás ver os malfeitores a serem exterminados[8].
Resh
35 Eu vi um malfeitor encher-se de soberba,
- a expandir-se como árvore nativa e frondosa[9].
36 Alguém ali passa[10] e eis que ele já não existe.
- Ainda o procurei, mas já não se encontrava.
Shin
37 Observa aquele que é honesto e repara no que é reto,
- pois há futuro para o homem de paz.
38 Os criminosos, porém, serão todos destruídos;
- o futuro dos malfeitores será exterminado.
Tau
39 A salvação dos justos vem do Senhor,
- que é o seu refúgio na hora da angústia.
40 O Senhor os ajuda e os liberta;
- liberta-os dos malfeitores e assim os salva,
- porque nele se refugiaram.
- ↑ A opção pelo ordenamento dos versos em sequência alfabética (cf. Sl 9 nota) dá a entender que se está diante de um salmo de modelo sapiencial onde se procede a uma meditação sobre a prática do bem e do mal e sobre a maneira como a fé em Deus se enquadra neste horizonte de grande relevância. O correr da reflexão segundo o modelo de um diálogo entre mestre e discípulo é mais uma caraterística do estilo sapiencial. O destino dos maus, mesmo bafejado por sucessos no imediato, está sujeito a uma fragilidade e a uma precariedade que lhes retira qualquer expetativa séria de continuidade. A razão e a justiça encontram-se do lado daqueles que adotam um comportamento bom e justo. A confiança em Deus é a garantia de que esta atitude está justificada e, como tal, garantida por Ele.
- ↑ Lit.: Habita na terra e pastoreia a fidelidade. O matiz específico do verbo chakan que significa estabelecer morada, montar a tenda, ajuda também a entender terra no sentido do próprio país. Haveria aqui um conselho a permanecer no país e aí procurar manter-se fiel. Mudar de terra poderia ser sempre uma ocasião de abandono da fidelidade a Javé (1Sm 26.19ss).
- ↑ A relação de posse com a terra prometida implicava exigências de qualidade e um nível elevado de espiritualidade. Por isso esta expressão foi ganhando ressonâncias cada vez mais ideais e universais até passar a significar o reino de Deus (Mt 5,4).
- ↑ É o dia do malfeitor e refere-se ao dia em que ele terá de pagar pelos males que praticou.
- ↑ Esta é mais uma referência ao sistema de ideias morais segundo o qual o castigo faz parte de uma lógica implicada na própria maldade (Sl 7,15-17; 14,10; 94,24).
- ↑ Aparece mais uma vez a referência a uma morada estável na terra prometida com o mesmo verbo chakan, que ocorria no v. 3 e no v. 9 era objeto de especiais exigências.
- ↑ Esta agressividade exprime a reação do mau pelo incómodo e interpelação que o comportamento do justo provoca no seu espírito (Sb 2,12-16).
- ↑ Esta recomendação resume os temas essenciais tratados neste salmo: as exigências de comportamento que garantem permanência na terra prometida e confiança de que vencerão finalmente os ideais de bem e de justiça.
- ↑ O texto dos LXX diz: erguendo-se como os cedros do Líbano. Esta leitura pressupõe um texto hebraico ligeiramente diferente.
- ↑ A tradução dos LXX lê: passei ali e eis que... Esta leitura mantém a primeira pessoa nos três verbos dos vv. 35-36.
Salmos
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