Sl 33
33(32) Hino ao Deus criador e providente
1 Exultai, ó justos, no Senhor[1];
- aos que são honestos fica bem louvá-lo.
2 Louvai o Senhor com a cítara;
- com harpa de dez cordas[2] entoai hinos.
3 Cantai-lhe um cântico novo;
- tocai com arte por entre aclamações.
4 Pois é reta a palavra do Senhor
- e toda a sua obra é por fidelidade.
5 Ele ama a justiça e o direito;
- a terra está cheia da misericórdia do Senhor.
6 Pela palavra do Senhor foram feitos os céus
7 Ele juntou, como em represa, as águas do mar
- e colocou em reserva as correntes do abismo[5].
8 Que a terra inteira tema o Senhor;
- tremam diante dele todos os habitantes do mundo.
9 Pois Ele disse e assim aconteceu;
- Ele ordenou e tudo foi surgindo.
10 O Senhor desfez os planos das nações
- e frustrou os projetos dos povos[6].
11 O plano do Senhor permanece para sempre,
- os desígnios do seu coração, por todas as gerações.
12 Feliz a nação que tem o Senhor como seu Deus,
- o povo que Ele escolheu para sua herança[7].
13 Do céu, o Senhor lança o olhar
- e observa todos os seres humanos.
14 Do lugar onde tem o seu trono,
- vê todos os habitantes da terra.
15 Ele que formou o coração de cada um deles
- compreende bem todas as suas obras.
16 A vitória do rei não está num grande exército,
- nem o herói se salva pela sua grande força.
17 O cavalo é uma ilusão para a vitória:
- não é ele que salva, pela sua grande força.
18 Eis que os olhos do Senhor velam pelos que o temem,
- por aqueles que confiam na sua misericórdia,
19 para libertar da morte as suas almas
- e lhes dar vida em tempo de fome[8].
20 A nossa alma espera no Senhor;
- Ele é nosso auxílio e nosso escudo protetor.
21 Por isso, nele se alegra o nosso coração;
- por isso, confiámos no seu santo nome.
22 Esteja sobre nós a tua misericórdia, Senhor,
- tal como o esperamos de ti.
- ↑ Este salmo pertence ao género literário dos hinos. A grandiosidade do tema tratado, i.e., a obra de Deus como criador e organizador do universo, sugere um contexto celebrativo de grande solenidade. Neste texto litúrgico com a ressonância de um autêntico tratado são referidos alguns dos temas teológicos mais clássicos da literatura bíblica. Nota-se que, apesar desta densidade de temas, não lhe foi atribuído qualquer título, quando são frequentes as indicações em muitos outros salmos. Percebem-se igualmente diferenças de tema e de estilo relativamente a outros salmos. Daqui se pode concluir que houve uma intenção específica na colocação de títulos a certos salmos.
- ↑ A harpa de dez cordas era um instrumento musical bastante utilizado na música religiosa dos hebreus (1Sm 10,5; 2Sm 6,5; 1Rs 10,12).
- ↑ A criação realizada pela simples palavra e sopro da boca de Deus, com referência ao relato da criação em Gn 1-2, sublinha a dimensão de autoridade que se define como voz de comando e, ao mesmo tempo, a naturalidade, que a emissão de palavra e sopro representam.
- ↑ Lit.: todos os seus exércitos.
- ↑ O termo traduzido por correntes do abismo é o plural de tehom que representa a primeira totalidade do mundo no percurso inicial da criação (Gn 1,2) e que nas culturas semíticas, tanto as da costa mediterrânica como as do interior mesopotâmico, representa uma espécie de oceano originário. Essa realidade é tratada neste v. como um tesouro de promessa e de vida. São as fontes da água mãe de tudo, que alimentam tanto os mares como os rios.
- ↑ O poder de intervenção de Deus afirmado no processo de criação prossegue com o seu domínio sobre os acontecimentos ao longo da história das sociedades humanas (cf. Sl 2,1-5).
- ↑ Toda esta visão harmónica do mundo e da história se concentra naturalmente na consciência que Israel tem de si mesmo e da sua relação com Deus. Sentir-se povo eleito é o seu modo de tomar consciência de si, do seu tempo e das suas circunstâncias e expetativas.
- ↑ O pensamento expresso nos vv. 16-19 traduz a convicção profunda que atravessa toda a Bíblia e se acentua na sensibilidade apocalíptica da sua época final. Esta convicção consiste em que as esperanças de salvação não são garantidas pelo recurso à força e capacidades humanas. A esperança assenta, antes, na certeza de que a justiça e a razão são uma exigência justificada que a providência divina garante sempre. A última estrofe do hino de ação de graças da liturgia cristã, conhecido como Te Deum, retoma a atitude de fé e confiança expressa no v. 22 deste salmo.
Salmos
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150