Sl 32
32(31) Perdão e ação de graças
1 De David. Poema.
Feliz daquele que viu a sua culpa levantada[1]
- e o seu pecado apagado.
2 Feliz o homem a quem o Senhor não acusa de maldade
- e que no seu espírito não tem falsidade.
3 Tentando calar-me, consumiam-se-me os ossos
- entre gemidos, durante o dia inteiro.
4 Pois, dia e noite, a tua mão pesava sobre mim,
- secando a minha seiva como o calor do verão.Pausa
5 Sempre te confesso o meu pecado;
- nunca escondi a minha maldade.
Eu dizia: «Vou confessar a minha culpa diante do Senhor!»,
- e Tu perdoaste a culpa do meu pecado.Pausa
6 Por isso, todo o fiel se dirige a ti rezando,
- quando se encontra em tribulação.
Mesmo que transbordem águas caudalosas,
- jamais o hão de atingir.
7 Tu és o meu abrigo: livras-me da angústia
- e me envolves em gritos de libertação.Pausa
8 «Vou fazer-te compreender e instruir-te[2]
- no caminho que deves seguir.
- De olhos postos em ti, serei teu conselheiro.
9 Não sejas como cavalo ou jumento sem entendimento;
só com freio e cabresto o seu ímpeto se domina.
- Que ele não se aproxime de ti».
10 Muitos sofrimentos esperam o malfeitor.
- Mas quem confia no Senhor está rodeado de misericórdia.
11 Alegrai-vos, justos, e regozijai no Senhor;
- exultai, todos vós, que sois retos de coração.
- ↑ Este salmo individual de súplica é sobretudo uma meditação a respeito do valor da felicidade que consiste em saber arrepender-se. O ensinamento que parece transmitir a respeito do que deve ser uma atitude de arrependimento pode ficar bem enquadrado com o título de maśkîl ou poema didático que lhe foi atribuído pela tradição.
- ↑ O termo hebraico aqui traduzido por instruir (hiśkîl) é o mesmo que dá origem ao termo que, no título do salmo, se traduz por poema (maśkîl) (cf. Sl 42; 44-45; 52-55; 74; 78; 88-89; 142). No Sl 47,8 o termo maśkîl parece indicar uma maneira especial de salmodiar. Com estas tonalidades de elaboração literária e intenção instrutiva, este salmo faz parte do grupo dos chamados penitenciais.
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