Lc 15

From Biblia: Os Quatro Evangelhos e os Salmos
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Parábola da ovelha perdida (Mt 18,12-14) – 1Aproximavam-se dele todos os publicanos e os pecadores para o ouvir. 2Então os fariseus e doutores da lei começaram a murmurar, dizendo: «Este acolhe pecadores e come com eles».

3Disse-lhes, então, esta parábola[1]: 4«Quem de entre vós, tendo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto e vai à procura da perdida até a encontrar? 5Ao encontrá-la, põe-na aos seus ombros e alegra-se; 6ao ir para casa, convoca os amigos e os vizinhos, dizendo-lhes: "Alegrai-vos comigo[2], porque encontrei a minha ovelha perdida". 7Digo-vos que assim haverá mais alegria no céu por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não têm necessidade de conversão»[3].


Parábola da dracma perdida – 8«Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas[4], se perder uma delas, não acende uma candeia, varre a casa e procura com cuidado até a encontrar? 9Ao encontrá-la, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: "Alegrai-vos comigo, porque encontrei a dracma que tinha perdido". 10Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um só pecador que se converte».


Parábola do pai misericordioso – 11Disse ainda: «Um homem tinha dois filhos. 12O mais novo deles disse ao pai: "Pai, dá-me a parte dos bens que me toca". O pai repartiu os bens entre eles. 13Não muitos dias depois, o filho mais novo, juntando tudo, partiu para uma região distante e aí esbanjou os seus bens, vivendo dissolutamente. 14Depois de ele gastar tudo, surgiu uma grande fome naquela região, e ele começou a passar privações.

15Uniu-se, então, a um dos cidadãos daquela região, que o mandou para os seus campos guardar porcos[5]. 16Desejava saciar-se com as bolotas que os porcos comiam, mas ninguém lhas dava.

17Então, caindo em si, disse: "Quantos assalariados de meu pai têm pão em abundância, e eu aqui morro de fome! 18Vou levantar-me, ter com meu pai e dizer-lhe: 'Pai, pequei contra o céu e para contigo; 19não mais sou digno de ser chamado teu filho. Trata-me como um dos teus assalariados'". 20E levantando-se foi ter com o seu pai.

Ainda ele estava longe, quando o seu pai o viu e se compadeceu profundamente; correndo, então, lançou-se-lhe ao pescoço e beijou-o repetidamente. 21Disse-lhe o filho: "Pai, pequei contra o céu e para contigo; não mais sou digno de ser chamado teu filho".

22O pai, porém, disse aos seus servos: "Trazei depressa a melhor veste[6] e vesti-lha, dai-lhe um anel para a sua mão e sandálias[7] para os pés; 23trazei o vitelo gordo, matai-o e festejemos comendo, 24porque o meu filho estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi encontrado". E começaram a festejar.

25Ora, o seu filho mais velho estava no campo[8]. Quando voltou e se aproximou da casa, ouviu músicas e danças, 26chamou um dos servos e procurou saber o que era aquilo. 27Ele disse-lhe: "O teu irmão voltou, e o teu pai matou o vitelo gordo, porque o recebeu de volta são e salvo". 28Ficou irado e não queria entrar, mas o seu pai saiu para lhe suplicar. 29Em resposta, disse ao seu pai: "Eis que há tantos anos te sirvo, nunca transgredi uma ordem tua e nunca me deste um cabrito para eu festejar com os meus amigos. 30Mas, quando veio esse teu filho, que devorou os teus bens com prostitutas, mataste-lhe o vitelo gordo". 31Ele disse-lhe: "Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é meu é teu; 32mas era necessário festejar e alegrarmo-nos, porque este teu irmão estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi encontrado"».



  1. Lit.: disse-lhes esta parábola, dizendo.
  2. O convite a partilhar a alegria que, ao longo deste cap., encontramos nos vv. 9.23-24.32 prepara, em Lc, a resposta final de Jesus às murmurações dos fariseus (vv. 7.10).
  3. A imagem do pastor e do seu rebanho é um tema clássico do AT para falar da relação de Deus com o seu povo. A imagem da busca e encontro da ovelha perdida é uma figura tradicional de salvação.
  4. A dracma é uma moeda grega, de 6 gramas, que equivale ao beqá', meio siclo hebraico e meio denário romano.
  5. Guardar porcos é, para um hebreu, o cúmulo da degradação, dado que o porco é considerado um animal impuro (Dt 14,8).
  6. Lit.: a primeira túnica.
  7. O anel é sinal da aliança refeita e da autoridade recuperada (Gn 41,42; Est 3,10; 8,2), e as sandálias indicam a liberdade recuperada.
  8. O comportamento e a linguagem do filho mais velho espelham o dos fariseus e doutores da lei (v. 2).



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