Sl 94
94(93) Deus, juiz do mundo
1 Ó Senhor, Deus justiceiro[1]!
- Deus justiceiro[2], manifesta-te!
2 Levanta-te, juiz da terra;
- retribui aos soberbos a paga merecida.
3 Até quando os malfeitores, Senhor,
- até quando os malfeitores triunfarão?
4 Todos os que praticam a iniquidade
- vomitam palavras insolentes e vangloriam-se.
5 Eles esmagam o teu povo, Senhor,
- e oprimem a tua herança.
6 Matam a viúva e o estrangeiro
- e assassinam os órfãos[3].
7 Eles dizem: «O Senhor[4] não vai ver;::o Deus de Jacob não se aperceberá!».
8 Compreendei isto, ó gente imbecil!
- E vós, insensatos, quando ganhareis juízo?
9 Aquele que implantou o ouvido não ouviria?
- Aquele que formou os olhos não haveria de ver?
10 Aquele que corrige os povos não castigaria?
- Se é Ele que ensina aos humanos a sabedoria!
11 O Senhor conhece bem os pensamentos dos humanos
- e sabe que eles são uma ilusão[5].
12 Feliz o homem a quem Tu corriges, Senhor,
- e ensinas com a tua lei[6]!
13 Assim terá descanso nos dias de aflição,
- enquanto se abre a cova para o malfeitor.
14 Pois o Senhor não rejeita o seu povo[7]
- e não abandona a sua herança.
15 Voltará a haver equidade na justiça[8]
- e hão de segui-la todos os de coração reto.
16 Quem se levantará por mim contra os maus?
- Quem resistirá por mim contra os que praticam o mal?
17 Se o Senhor não fosse o meu auxílio,
- num instante a minha alma habitaria o silêncio[9].
18 Mal eu digo: «Os meus pés vacilam»,
- logo a tua misericórdia, Senhor, me ampara.
19 Quando crescem as preocupações dentro de mim,
- os teus gestos de conforto deliciam a minha alma.
20 Poderá aliar-se contigo um tribunal iníquo,
- que forja injustiças contra o direito?
21 Atentam contra a vida do justo
- e condenam à morte o inocente[10].
22 Mas o Senhor é a minha fortaleza
- e o meu Deus é o rochedo onde me refugio.
23 Fará recair sobre eles a sua iniquidade
- e os destruirá com a sua própria maldade.
- O Senhor, nosso Deus, os destruirá!
- ↑ O texto tem as caraterísticas de um salmo individual de súplica. No entanto, a amplidão das situações de injustiça que aparecem lamentadas e a grande ressonância que, desde início, é atribuída à ação de Deus como vingador de todo o mal podem sugerir que se trate de uma súplica de interesse coletivo perante uma desgraça nacional. A convicção essencial aqui expressa é claramente a de uma confiança inabalável em que a justiça, exercida por Deus, é a norma de convívio entre todos e a garantia da plena satisfação dos direitos de cada um.
- ↑ Literalmente, a expressão hebraica significa: Deus das vinganças. O conceito de vingança tem na Bíblia a conotação forte de uma justiça devida que é aplicada diretamente e de forma eficaz por alguém a quem se reconhece o direito e o dever de a exercer. Essa função compete a alguém que para isso tem especiais relações de solidariedade para com o ofendido. Por isso se evita o termo de Deus vingador, por vezes usado neste contexto.
- ↑ As malfeitorias descritas nos vv. 5-6 são o resumo essencial dos males que podem ofender a qualidade da vida social e que os profetas vituperam com frequência (Is 1,23; 10,1s; Ez 22,7; Zc 7,10).
- ↑ Neste v. e no v. 12, o Senhor aparece expresso sob a forma de Yah, mais abreviada do que o habitual Yahweh.
- ↑ A palavra aqui traduzida por ilusão é a mesma que aparece quase como um refrão ao longo do livro do Coélet ou Eclesiastes.
- ↑ A lei é, neste caso, designada com a expressão mais nobre que se conhece na Bíblia, a torah.
- ↑ A justiça exercida por Deus não se foca exclusivamente nas necessidades de um indivíduo, mas enquadra-se nos interesses que dizem respeito a todo o povo.
- ↑ Ou: O justo voltará a ser tratado com justiça.
- ↑ O silêncio é aqui uma expressão equivalente ao Cheol, i.e., o lugar onde residem os mortos (Sl 88,11; 115,17).
- ↑ Lit.: e condenam o sangue inocente.
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