Sl 9
9 (9,1-21)Deus, protetor dos humildes
1 Ao diretor, para vozes de soprano[1]. Salmo de David.
Alef
2 Quero louvar-te, Senhor, com todo o meu coração[2],
- quero contar todas as tuas maravilhas.
3 Por ti exulto de alegria,
- e vou cantar o teu nome, ó Altíssimo,
Bet
4 Quando os meus inimigos tiveram de voltar para trás,
- tropeçavam e desapareciam diante de ti.
5 Pois julgaste a minha causa e executaste o meu direito,
- sentaste-te no trono como juiz de justiça.
Guimel
6 Repreendeste povos, fizeste desaparecer o malfeitor[3]:
- apagaste o seu nome para todo o sempre.
7 Os inimigos acabaram em ruínas para sempre;
- arrasaste as suas cidades, desapareceu a sua memória.
Hê
8 Mas o Senhor preside como rei para sempre,
- o seu trono está preparado para o julgamento.
9 Ele julgará o mundo com justiça,
- governará as nações com equidade.
Waw
10 O Senhor é refúgio para o oprimido,
- refúgio nos momentos de angústia.
11 Em ti confiam os que conhecem o teu nome, Senhor,
- pois nunca abandonaste aqueles que te procuram[4].
Záin
12 Cantai ao Senhor que habita em Sião,
- proclamai entre os povos as suas maravilhas.
13 Ele que vinga o sangue das vítimas, lembra-se delas;
- não esquece o clamor dos oprimidos.
Het
14 Tem piedade de mim, Senhor,
- vê a minha aflição perante os que me odeiam,
- Tu que me ergues desde as portas da morte.
15 Que eu possa contar todos os teus louvores,
- às portas da filha de Sião
- e regozijar-me com a tua salvação.
Tet
16 Os povos afundaram-se no fosso que fizeram;
- os seus pés ficaram presos na rede que esconderam.
17 O Senhor deu-se a conhecer e fez justiça,
- o malfeitor enredou-se nas suas próprias ações.Surdina, Pausa
Yod
18 Que os malfeitores voltem à morada dos mortos,
- todos os povos que se esquecem de Deus.
19 Pois o pobre não será esquecido para sempre,
- nem para sempre a esperança dos humildes se perderá.
Kaf
20 Levanta-te, Senhor! Que o ser humano não prevaleça.
- Sejam julgados os povos na tua presença.
21 Ó Senhor, lança o terror sobre eles;
- reconheçam os povos que são simplesmente humanos[5]. Pausa
- ↑ Como acontece com outras fórmulas nestes títulos de salmos também esta expressão se torna difícil de definir e traduzir.
- ↑ Tal como foi explicado na introdução, este salmo, no texto hebraico, é apenas metade de um salmo que englobava os Sl 9-10. Nota-se isso, porque ao longo dos dois salmos as letras iniciais dos versos vão seguindo a ordem alfabética hebraica. Os LXX e a Vg fazem dos atuais dois salmos um só, com o número 9. Por isso, daqui em diante e até ao Sl 148, as edições litúrgicas costumam levar um número menos na contagem. Outros casos de salmos que, no hebraico, ordenam alfabeticamente os versos são 25; 34; 37; 111; 112; 119; 145. Quanto ao género literário trata-se de um hino de ação de graças, por parte de alguém que, sentindo-se pobre e oprimido, descobriu que a proteção de Deus voltou a dar-lhe coragem para enfrentar tudo e todos. Enquanto o salmo 9 parece dar voz ao conjunto do povo, o salmo 10, por seu lado, parece mais um pedido de ajuda por parte de um indivíduo.
- ↑ Estes episódios de hegemonia sobre povos vizinhos podem constituir memórias literárias do tempo em que os hebreus exerceram alguma soberania, tal como aconteceu no reinado de David (2Sm 8,10). O desaparecimento definitivo desses povos vencidos tem ressonâncias de tipo apocalíptico.
- ↑ O paralelismo da poesia hebraica faz com que conhecer o nome do Senhor e procurar a Deus se apresentem de algum modo como sinónimos. Procurar a Deus significa ser fiel às modalidades de culto que lhe são dirigidas e cumprir os deveres para com Ele.
- ↑ O termo usado aqui para designar os seres humanos (’enoch) sublinha as caraterísticas de fragilidade e mortalidade.
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