Sl 88

From Biblia: Os Quatro Evangelhos e os Salmos
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88(87) Oração no meio do sofrimento

 

1 Cântico. Salmo dos filhos de Coré. Ao diretor. Em coro. Poema.

De Heman, o ezraíta[1].


2 Ó Senhor, meu Deus e salvador[2],

na tua presença, eu clamo dia e noite.

3 Chegue diante de ti a minha oração,

inclina o teu ouvido para o meu clamor.


4 A minha alma está saturada de amarguras,

os meus dias chegaram ao abismo da morte[3].

5 Estou contado entre os que descem à sepultura[4];

sou como um guerreiro já sem forças.

6 Estou largado entre os mortos,

como os defuntos que jazem no sepulcro.

Desses já não te lembras mais,

pois foram separados da tua mão[5].

7 Lançaste-me nas profundezas da cova,

nas trevas, nos abismos.:

8 Pesa sobre mim a tua indignação,

e com todas as tuas ondas me oprimes. Pausa

9 Afastaste de mim os meus conhecidos,

tornaste-me abominável para eles;
estou como um preso, sem poder sair.

10 A minha vista apagou-se de tanto sofrer.

Todos os dias clamo por ti, Senhor,
e estendo para ti as minhas mãos.

11 Será que fazes prodígios para os mortos?

Irão os defuntos levantar-se para te louvar?

12 Porventura se conta a tua misericórdia no sepulcro,

ou a tua fidelidade no lugar da perdição[6]?

13 Serão as tuas maravilhas conhecidas na escuridão,

ou a tua justiça na terra do esquecimento?


14 Por isso, venho a ti, Senhor, e clamo por socorro;

e, pela manhã, a minha oração se apresenta diante de ti.

15 Porque rejeitas a minha alma, ó Senhor,

e escondes de mim o teu rosto?

16 Infeliz de mim, que agonizo desde a juventude;

de tanto suportar os teus temores, estou esgotado.

17 Sobre mim passaram as tuas indignações,

os teus terrores me aniquilaram.

18 Como vagas, rodeiam-me todo o dia;

e todos juntos caem sobre mim.

19 Afastaste de mim amigos e companheiros;

os meus conhecidos são as trevas.:



  1. Sobre Heman, o ezraita, pode ver-se Sl 89,1; 1Rs 5,11; 1Cr 6,18. Ezraíta significa nativo, autóctone.
  2. Este salmo individual de súplica descreve de uma forma ampla, pormenorizada e intensa as queixas que sustentam o seu pedido. São males que o apoquentam desde muito jovem e que o deixam às portas da morte. Pela modalidade quase biográfica que mostra do sofrimento e da sua interferência na vida espiritual do orante, este salmo bem como o salmo 39 apresentam fortes analogias com o caso de Job. O título do salmo parece ter sofrido alguma duplicação.
  3. Este abismo da morte traduz o termo Cheol, espaço imaginário onde se localiza a referência aos mortos. Cf. v. 6; Sl 6,6; 9,18; 86,13; Nm 15,33; Am 9,1-4.
  4. Os vv. 5-7 e 11-13 exprimem bem o que os hebreus sentem relativamente às condições dos humanos no mundo do Cheol.
  5. Por este v. se pode avaliar qual a sensação com que a cultura dos semitas, de que os hebreus fazem parte, olhava para a condição dos mortos e o tipo de vida desvalorizada que lhes restava no Cheol. Ali, estavam longe de Deus.
  6. Último traço da descrição do mundo dos mortos, este termo de perdição (’abaddon) não significa a ideia de condenação, mas tem o sentido de ruína, destruição e quase aniquilamento. Cf. Jb 26,5; 28,22; Pr 15,11.



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