Sl 80

From Biblia: Os Quatro Evangelhos e os Salmos
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80(79) Oração pela restauração de Israel

 

1 Ao diretor. Segundo «Os lírios são testemunho». De Asaf. Salmo.


2 Escuta[1], pastor de Israel[2],

Tu que apascentas José[3] como um rebanho,
Tu que tens o teu trono sobre os querubins.

Mostra a tua grandeza

3 a favor de Efraim, Benjamim e Manassés[4]!

Desperta o teu poder e vem para nos salvar!

4 Ó Deus, volta-te para nós[5]!

Mostra o teu rosto luminoso e seremos salvos!


5 Senhor, Deus dos Exércitos,

até quando te vais mostrar indignado,
perante as súplicas do teu povo?

6 Deste-lhes a comer pão de lágrimas

e a beber, lágrimas a triplicar.

7 Fizeste de nós motivo de conversa para os nossos vizinhos,

e os nossos inimigos escarnecem de nós.


8 Ó Deus dos Exércitos, volta-te para nós!

Mostra o teu rosto luminoso e seremos salvos!


9 Arrancaste uma videira do Egito[6],

desalojaste outros povos e transplantaste-a.

10 Preparaste-lhe o terreno

e ela foi ganhando raízes até encher a terra.

11 As montanhas cobriram-se com a sua sombra,

e os seus ramos ultrapassaram os mais altos cedros[7].


12 Estendeu os seus sarmentos até ao mar

e até ao grande rio, os seus rebentos[8].

13 Porque derrubaste os seus muros,

deixando que a vindimem quantos passam pelo caminho?

14 É devastada pelo javali da floresta

e serve de pastagem para os animais do campo[9].


15 Ó Deus dos Exércitos, volta, por favor!

Do céu, olha e vê; cuida desta vinha!

16 Protege aquilo que a tua direita plantou,

o filho[10] que tornaste forte para ti.

17 Aqueles que a queimaram no fogo como desperdício

pereçam diante do teu rosto ameaçador.

18 Põe a tua mão sobre o homem da tua direita[11]

sobre o filho de homem que tornaste forte para ti.

19 Nunca mais nos afastaremos de ti.

Dá-nos vida e continuaremos a invocar o teu nome.


20 Senhor, Deus dos Exércitos, volta-te para nós!

Mostra o teu rosto luminoso e seremos salvos!



  1. Neste salmo coletivo de súplica, o contexto que justifica o pedido deverá ser algum perigo que ameaça o reino do Norte. Com efeito, o grupo humano que sofre ameaça e por causa dela dirige a Deus este pedido aparece representado pela menção das três principais tribos daquele reino, nomeadamente Efraim, Benjamim e Manassés. A data de composição plausível, nesta perspetiva, teria sido nas proximidades da invasão assíria que acabou por pôr fim ao reino da Samaria, em 721 a.C..
  2. O título de pastor é também aplicado a Deus (Sl 23,1s; Is 40,11).
  3. José representa sobretudo o grupo de tribos da Samaria, Efraim e Manassés. No entanto, numa leitura segundo o interesse dos israelitas em geral, José poderia ter alguma representatividade e sentido para o povo todo, pelo destaque que tem na associação com o patriarca Jacob e pelo ascendente que a memória da estadia no Egito lhe deixou.
  4. Estas tribos são as três descendentes de Raquel, i.e., estamos na linha preferida da descendência de Jacob (Nm 2,17-24; Jr 31,15).
  5. O pedido para que Deus volte é utilizado neste salmo à maneira de um refrão (vv. 4,8,15,20). Há quem traduza esta expressão como faz-nos voltar. No entanto, a tradução proposta, sendo inteiramente justificada do ponto de vista gramatical, parece enquadrar-se bem melhor no contexto e na dinâmica de pensamento do salmo.
  6. A alegoria da videira, que serve para suportar a exposição entre os vv. 9 e 18, é bastante comum na literatura profética (cf. Is 5,1-5; Jr 2,21; 12,10; e ainda Mc 12,1-12; Jo 15,1-8). A passagem do Egito para a terra prometida é vista metaforicamente como se a videira fosse transplantada (Ex 23,31; Dt 4,37-38).
  7. Lit.: Os cedros de Deus. A expressão tem o valor de um superlativo.
  8. O mar aqui referido é seguramente o Mediterrâneo e o rio deve ser o Eufrates, visto como uma espécie de fronteira ideal de Israel: Gn 15,18; Dt 11,24; 2Rs 24,7; Zc 9,10. Isto significa que os israelitas integram na sua imagem de identidade cultural a Síria até ao Eufrates, que nunca lhes pertenceu como realidade política.
  9. Estes animais ameaçadores são metáforas das nações, as mais poderosas como a Assíria ou a Babilónia, ou as vizinhas mais modestas, cuja força e ambições colocam Israel continuamente em perigo (Sl 83,7s; 137,7; Abd 11).
  10. Mesmo continuando a desenvolver a metáfora da videira, o texto acaba por se referir explicitamente a Israel, tratando-o como filho.
  11. Como o salmo tem a atenção concentrada na Samaria, este homem da tua direita pode ser uma maneira de se referir a Benjamim, cujo nome significa filho da direita. Com esta expressão pode estar a tomar a parte pelo todo, i.e., a tribo de Benjamim pela totalidade do reino do Norte, ao qual esta tribo pertence. Associando esta expressão com o Sl 110,1, em que quem está à direita de Deus é o rei, poderia perceber-se aqui alguma ressonância de tipo messiânico. O salmo dá a entender que se trata de uma personalidade concreta muito importante. A referência poderia ser para Zorobabel (Esd 3,2; Ag 1,1).



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