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From Biblia: Os Quatro Evangelhos e os Salmos
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:mas fizeste-nos sair para o reconforto<ref name="ftn354">As traduções desde a antiguidade e as edições críticas dividem-se entre aceitar o texto consonântico hebraico como está agora (''rwyh'') ou pressupondo uma ligeira diferença inicial (''rwḥh''). Os matizes semânticos partilhados pelas duas leituras apontam para ''largueza, folga, respiração, satisfação''. Qualquer destes matizes servem como solução para a experiência negativa anteriormente relatada.</ref>.
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<span style="color:red"><sup>13</sup></span>&nbsp;Entrarei na tua casa com holocaustos<ref name="ftn355">Desde aqui até ao fim do salmo o texto está centrado numa única pessoa que fala em nome próprio. Faz sentido que quem toma de ora em diante a palavra seja uma personagem com capacidade de continuar a representar os interesses comuns de todo o povo. Há quem pense que a figura do rei Ezequias poderia ser significativa para assumir esta representação. Verifica-se, com efeito, que nos salmos o foco de interesse se desloca naturalmente entre o que interessa ao povo e o que diz respeito ao rei.</ref>,
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:apresentarei novilhos e cabritos.''Pausa''
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:vou contar-vos aquilo que Ele fez por mim.
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<span style="color:red"><sup>17</sup></span>&nbsp;Com a minha boca clamei por Ele,
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:e o seu louvor estava já na minha língua.
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<span style="color:red"><sup>18</sup></span>&nbsp;Se, em meu coração, eu visse maldade,
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:o Senhor não me teria escutado.
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<span style="color:red"><sup>19</sup></span>&nbsp;No entanto, Deus escutou-me,
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:atendeu ao clamor da minha súplica.
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<span style="color:red"><sup>20</sup></span>&nbsp;Bendito seja Deus que não recusou a minha oração
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:nem a sua misericórdia para comigo.
  
  

Revision as of 19:58, 17 December 2019

66(65) Hino de ação de graças

 

1 Ao diretor. Cântico. Salmo.


Aclamai a Deus, terra inteira[1],

2 @</nowiki>:cantai a glória do seu nome,

dai-lhe glória e louvor!

3 Dizei a Deus: «Como são prodigiosas as tuas obras!

Pelo teu grande poder,
os teus inimigos curvam-se diante de ti.

4 Toda a terra te adora e canta,

canta hinos ao teu nome».Pausa


5 Vinde e vede as maravilhas de Deus,

prodígios espantosos em favor dos seres humanos.


6 Transformou o mar em terra firme,

e atravessaram o rio a pé enxuto[2].
Por isso, nos alegramos nele.

7 Da sua fortaleza eterna governa o mundo;

os seus olhos vigiam os povos,
para que os rebeldes não se levantem contra Ele.Pausa

8 Bendizei, ó povos, o nosso Deus;

fazei ressoar a voz do seu louvor.

9 Foi Ele que manteve a nossa alma em vida

e não permitiu que os nossos pés resvalassem[3].


10 Sim, Tu nos puseste à prova, ó Deus[4],

e nos purificaste como se purifica a prata.

11 Fizeste-nos cair na armadilha,

puseste um pesado fardo às nossas costas.

12 Deixaste que cavalgassem sobre as nossas cabeças,

passámos pelo fogo e pela água,
mas fizeste-nos sair para o reconforto[5].


13 Entrarei na tua casa com holocaustos[6],

cumprirei as promessas que te fiz.

14 São promessas que meus lábios proferiram,

palavras da minha boca, quando estava em aflição.

15 Hei de oferecer-te animais gordos em holocausto;

com o fumo dos sacrifícios de carneiros,
apresentarei novilhos e cabritos.Pausa


16 Vinde e escutai, todos vós que temeis a Deus;

vou contar-vos aquilo que Ele fez por mim.

17 Com a minha boca clamei por Ele,

e o seu louvor estava já na minha língua.

18 Se, em meu coração, eu visse maldade,

o Senhor não me teria escutado.

19 No entanto, Deus escutou-me,

atendeu ao clamor da minha súplica.


20 Bendito seja Deus que não recusou a minha oração

nem a sua misericórdia para comigo.






  1. Este é um salmo coletivo de ação de graças. A primeira parte é um hino recordando os prodígios realizados por Deus em tempos antigos (vv. 1-7). É aqui que se encontra a garantia de segurança frente aos inimigos. A ação de graças coletiva (vv. 8-12) volta a lembrar a vitória alcançada numa batalha. Outra parte de ação de graças aparece na primeira pessoa do singular, embora esteja envolvida pelo sentido coletivo que principalmente marca as duas partes anteriores (vv. 13-20).
  2. A travessia do Mar Vermelho e a travessia do Jordão para entrar na terra prometida servem frequentemente para recordar e resumir para os hebreus todo o passado prodigioso que Deus lhes providenciou (cf. Sl 74,15; 114,3.5; Ex 14,16; Js 3,13; Is 44,27; 50,2).
  3. Se alguma referência a experiências históricas se pode dar como implícita neste texto, poderia ser a das ameaças dos assírios relatadas em 2Rs 18,13-19,26; Is 36,1-37,37.
  4. As metáforas usadas nos vv. 10-12 fazem parte dos recursos literários frequentes na Bíblia para descrever experiências de sofrimento e de catástrofe.
  5. As traduções desde a antiguidade e as edições críticas dividem-se entre aceitar o texto consonântico hebraico como está agora (rwyh) ou pressupondo uma ligeira diferença inicial (rwḥh). Os matizes semânticos partilhados pelas duas leituras apontam para largueza, folga, respiração, satisfação. Qualquer destes matizes servem como solução para a experiência negativa anteriormente relatada.
  6. Desde aqui até ao fim do salmo o texto está centrado numa única pessoa que fala em nome próprio. Faz sentido que quem toma de ora em diante a palavra seja uma personagem com capacidade de continuar a representar os interesses comuns de todo o povo. Há quem pense que a figura do rei Ezequias poderia ser significativa para assumir esta representação. Verifica-se, com efeito, que nos salmos o foco de interesse se desloca naturalmente entre o que interessa ao povo e o que diz respeito ao rei.



Salmos

1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20   21   22   23   24   25   26   27   28   29   30   31   32   33   34   35   36   37   38   39   40   41   42   43   44   45   46   47   48   49   50   51   52   53   54   55   56   57   58   59   60   61   62   63   64   65   66   67   68   69   70   71   72   73   74   75   76   77   78   79   80   81   82   83   84   85   86   87   88   89   90   91   92   93   94   95   96   97   98   99   100   101   102   103   104   105   106   107   108   109   110   111   112   113   114   115   116   117   118   119   120   121   122   123   124   125   126   127   128   129   130   131   132   133   134   135   136   137   138   139   140   141   142   143   144   145   146   147   148   149   150