Sl 53
53(52) Os ímpios e o povo eleito
1 Ao diretor. Em coro. Poema de David.
2 Diz o insensato no seu coração[1]:
- «Aqui não há Deus!»[2].
Corruptas e abomináveis são as suas ações;
- não há nenhum que faça o bem.
3 Dos céus, Deus observa os seres humanos,
- para ver se existe alguém sensato,
- alguém que procure a Deus.
4 Mas todos se extraviaram; uns aos outros se corromperam.
- Não há nenhum que faça o bem; nem um sequer.
5 Acaso não compreendem os que praticam a iniquidade
- que devoram o meu povo como quem come pão
- e não invocam a Deus?
6 Eis como eles ficaram aterrorizados,
- quando não havia razão para terror,
pois Deus dispersou os ossos dos que te cercam.
- Tu deixa-los envergonhados, porque foram rejeitados por Deus[3].
7 Quem dera que de Sião viesse a salvação para Israel!
- Quando Deus fizer voltar os cativos do seu povo,
- Jacob vai rejubilar, Israel vai alegrar-se.
- ↑ Este salmo pode igualmente ser classificado no género das exortações proféticas. É muito semelhante ao Sl 14, o qual, no entanto, usa o nome Javé, enquanto este usa simplesmente ’elohim, i.e., Deus. A referência à restauração depois do exílio indicia que este salmo é testemunho de uma época de composição mais tardia e da maneira como um poema litúrgico se ia acomodando à mudança das circunstâncias históricas. A mensagem essencial é a de que a fé em Deus constitui a base de qualquer sobrevivência.
- ↑ Cf. Sl 14,1 nota.
- ↑ O tema de um Deus que atemoriza, que afasta e desbarata os atacantes inimigos é um tópico caraterístico da literatura bíblica. Existem, no entanto, nas páginas da Bíblia referências históricas que correspondem mais diretamente a estas imagens, nomeadamente os ataques contra a Samaria e contra Jerusalém (2Rs 7,3-16; 19,35s; 2Cr 20,22-24). Uma das diferenças significativas entre este v. 6 e o Sl 14,5s e ainda o Sl 53,6 na leitura do hebraico consonântico atual, é que este está a dirigir-se a alguém que faz parte do grupo dos resgatados, possivelmente um representante dos mesmos. Em ambos os casos há problemas textuais que levaram as traduções antigas a apresentarem alternativas de leitura.
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