Sl 39
39(38) Enigma e brevidade da vida
1 Ao diretor. Para Jedutun. Salmo de David.
2 Eu disse para comigo: «Vigiarei a minha conduta[1],
- para não pecar com a minha língua;
refrearei a minha boca,
- enquanto o malfeitor se encontra à minha frente».
3 Permaneci mudo, em silêncio, mas sem proveito,
- pois a minha dor mais se agravou.
4 O coração ardia-me no peito;
- os meus murmúrios atiçavam mais o fogo,
- até que a minha língua exclamou:
5 «Ó Senhor, dá-me a conhecer o meu fim
- e qual será o número dos meus dias,
- para que eu reconheça como sou efémero».
6 Alguns palmos de caminho deste aos meus dias,
- e a minha existência é como nada diante de ti,
- cada ser humano é um sopro que está de pé[2].Pausa
7 Na verdade, é na sombra que o homem se movimenta;
- é por uma ilusão que ele se agita:
- amontoa riquezas, mas não sabe quem as vai recolher.
8 E agora, Senhor, que posso eu esperar?
- A minha esperança está posta em ti.
9 Livra-me de todas as minhas culpas;
- não me faças servir de escárnio para o insensato.
10 Fiquei calado e nem vou abrir a boca,
- porque tudo é obra tua.:
11 Afasta de mim os teus castigos;
- com a dureza da tua mão, eu fico desfeito.
12 É castigando as suas culpas
- que Tu educas o ser humano.
Como a traça, destróis o que ele mais estima,
- pois o homem não é mais que um sopro.
13 Escuta, Senhor, a minha oração
- e atende o meu grito de súplica;
- não fiques insensível às minhas lágrimas.
Pois sou como um forasteiro a viver junto de ti,
- um hóspede, como todos os meus antepassados[3].
14 Desvia os olhos de mim, para eu poder respirar,
- antes de me ir embora e deixar de existir[4].
- ↑ Salmo individual de súplica. O salmista descreve a sua experiência de sofrimento e dela retira a conclusão de que a sua vida lhe parece extremamente passageira, sem com isso cair num pessimismo completo e desesperado. Pela referência que ocorre no título, o salmo está associado com o nome de Jedutun, tal como acontece com os Sl 62 e 77. Este nome designa o chefe de um grupo de levitas encarregados do canto e das portas do templo (1Cr 25,1ss; 2Cr 5,12ss). A passagem de 1Cr 15,17 parece referir-se a ele com o nome de Etan.
- ↑ A sensação de brevidade da vida deriva da consciência que se tem de elevados desejos e expetativas e sobretudo da confrontação com a grandeza da eternidade de Deus.
- ↑ Sendo Deus o único dono da terra prometida, os hebreus sempre afirmaram a consciência de serem hóspedes e peregrinos numa terra que não é sua, desde o tempo dos antigos patriarcas (Gn 23,4; Ex 12,45; Lv 22,10; 25,23).
- ↑ Idênticos sentimentos exprime Job (7,16,21; 10,20-22; 14,6-16), mesmo mantendo as suas expetativas de vida imortal (Jb 10,13-19; 14,13-17).
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