Sl 19
19(18) Louvor a Deus criador e legislador
1 Ao diretor. Salmo de David.
2 Os céus proclamam a glória de Deus[1],
- e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.
3 Um dia passa mensagem ao outro dia
- e uma noite dá conhecimento à outra noite.
4 Sem palavras nem discursos,
- sem mesmo se ouvir a sua voz,
5 o seu eco ressoa por toda a terra
- e as suas mensagens, até aos confins do universo,
- entre eles Deus fez uma tenda para o sol.
6 É dali que ele sai, como um noivo do seu tálamo,
- e, qual herói, percorre alegre o seu caminho.
7 Num extremo dos céus tem a sua saída,
- e a sua órbita assenta no outro extremo.
- E nada escapa ao seu calor[2].
8 A lei[3] do Senhor é perfeita, reconforta a alma;
- os avisos do Senhor são firmes, dão sabedoria aos simples.
9 As ordens do Senhor são retas, alegram o coração;
- os preceitos do Senhor são claros, iluminam os olhos.
10 O temor do Senhor é puro, permanece para sempre;
- as sentenças do Senhor são a verdade, todas elas são justas.
11 São mais desejáveis que o ouro, o ouro mais fino
- e mais doces que o mel, o puro mel dos favos.
12 Também o teu servo se deixa iluminar por elas
- e tem grande proveito em cumpri-las.
13 Mas quem poderá reconhecer os seus erros?
- Perdoa-me as faltas desconhecidas.
14 Preserva também da soberba[4] este teu servo,
- para que ela não me domine.
- Então serei perfeito e ficarei inocente de falta grave.
15 Aceita com benevolência as palavras da minha boca;
- chegue a ti o murmúrio do meu coração,
- ó Senhor, meu rochedo e meu libertador.
- ↑ Este salmo é um hino à glória de Deus, representada em dois planos: o poder e sabedoria de Deus que se manifesta na ordem geral do universo (vv. 1-7), especialmente no céu (8,2-7), e a perfeição da lei de Deus e da sua ação (vv. 8-12). Os seres da natureza e mesmo os dias e as noites são tratados como personificações de um salmista que com a sua voz canta os louvores de Deus. O final é uma súplica, pedindo a capacidade de pôr em prática essa lei (v. 13-15).
- ↑ A principal metáfora desta voz de Deus que enche de glória e de louvor o universo é o próprio sol, cujo percurso diário é uma completa liturgia de luz e de louvor.
- ↑ Com a palavra lei traduz-se aqui o termo torah, que significa ensino, instrução e significa toda a espécie de lições e ensinamentos; poderíamos dizer que abarca todo o conteúdo do AT, apesar de a expressão de Lei de Moisés se ter tornado uma referência específica aos primeiros cinco livros da Bíblia.
- ↑ Para exprimir este conceito o hebraico usa um termo no plural, zedim, que tanto poderia referir-se aos orgulhosos como significar uma atitude de espírito em que o plural sublinha a multiplicidade de matizes. O plural é usado em hebraico para exprimir ideias abstratas ou conceitos que representam dimensões de variada complexidade, como acontece com as idades da vida.
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