Sl 150

From Biblia: Os Quatro Evangelhos e os Salmos
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150 Louvor final

 

1 Aleluia!


Louvai a Deus no seu santuário[1];

louvai-o no firmamento do seu poder[2].

2 Louvai-o pelos seus prodígios;

louvai-o na medida da sua imensa grandeza!

3 Louvai-o ao som da trombeta[3];

louvai-o com a harpa e a lira!

4 Louvai-o com tambores e danças;

louvai-o com instrumentos de corda e flautas!

5 Louvai-o com címbalos sonoros;

louvai-o com címbalos de aclamação!

6 Tudo o que respira[4]

louve o Senhor!


Aleluia!



  1. Este salmo é um hino que se concentra exclusivamente no tema do convite universal ao louvor, insistindo repetitivamente no ato de louvor com recurso a um variado instrumental. Nem sequer se sente necessidade de esboçar a parte narrativa dos prodígios que justificariam todos estes convites ao louvor. Apenas o v. 2 faz alusão aos prodígios. Louvar é, aqui, de uma evidência absoluta; é o estado imediato e natural da própria relação com Deus. Este hino serve de doxologia final e apoteótica para todo o saltério, da mesma maneira que a meditação sapiencial (Sl 1), abrindo, de forma simples e ponderada, a reflexão sobre as coordenadas fundamentais para orientação da vida, lhe serviu de abertura.
  2. O templo em Jerusalém e a fortaleza no firmamento são os dois santuários de Deus. Esta coordenada do duplo santuário é um conceito que encontramos nas religiões orientais desde a Suméria até Canaã, onde a religião dos hebreus se enquadra de igual modo.
  3. Os instrumentos referidos são sobretudo de corda e percussão. Era sobretudo com eles que se compunha o instrumental de música, mostrando, portanto, um grande pendor para o ritmo.
  4. O louvor de Deus está na voz. Este último convite aberto a tudo o que respira não é no sentido de aumentar a lista de instrumentos de sopro. Tudo o que respira é convite à voz de seres vivos. O termo aqui usado, nechamah, é um dos que se usam para dizer alma, identificando o ser vivo com a sua voz.



Salmos

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