Sl 132
132(131) Promessas de Deus a David
1 Cântico das peregrinações.
Senhor, lembra-te de David[1]
- e de todos os seus trabalhos.
2 Ele fez um juramento ao Senhor,
- um voto ao Poderoso de Jacob[2]:
3 «Não entrarei no abrigo da minha casa,
- nem subirei para o meu leito de repouso;
4 não concederei sono aos meus olhos
- nem descanso às minhas pálpebras,
5 enquanto não encontrar um lugar para o Senhor,
- uma digna morada[3] para o Poderoso de Jacob».
6 Ouvíamos dizer que a arca[4] estava em Efrata[5],
- encontrámo-la nos campos de Jaar.
7 Entremos na sua morada!
- Prostremo-nos junto ao estrado dos seus pés!
8 Levanta-te e vem, Senhor, para o teu lugar de repouso,
- Tu e a arca do teu poder!
9 Que os teus sacerdotes se revistam de justiça,
- e os teus fiéis exultem de alegria.
10 Por amor de David, teu servo,
- não deixes de acolher o teu ungido[6].
11 O Senhor fez um juramento a David[7],
- promessa firme, da qual não volta atrás:
«Será um dos teus descendentes
- que Eu hei de colocar no trono por ti.
12 Se os teus filhos guardarem a minha aliança
- e os preceitos que Eu lhes ensino,
também os filhos deles, para sempre,
- hão de sentar-se no trono por ti».
13 Pois o Senhor escolheu Sião
- e desejou que fosse ali a sua morada:
14 «Este será para sempre o meu lugar de repouso,
- aqui hei de habitar, porque assim o desejei.
15 Abençoarei, sim, abençoarei as suas provisões,
- saciarei de pão os seus pobres.
16 Revestirei de esplendor[8] os seus sacerdotes,
- e os seus fiéis hão de exultar de alegria.
17 Ali farei germinar o poder de David[9],
- pois preparei uma lâmpada[10] para o meu ungido.
18 Aos seus inimigos cobrirei de vergonha,
- mas sobre ele florirá o seu diadema[11]».
- ↑ Este salmo costuma ser incluído na categoria dos salmos reais. Com efeito, a figura central em todo ele é a do rei David. E isto, por vários motivos. Primeiro, porque tomou a decisão de procurar um lugar para estabelecer o santuário do Senhor. Em segundo lugar, porque Deus fez a promessa de lhe garantir em Sião uma dinastia perene de descendentes. A simbologia da realeza e dos seus agentes, tanto no culto como na política, está relacionada com a aliança entre Deus e o povo. A dúvida de saber se o diadema real, referido no último v., diz respeito a Deus ou ao rei tem marcado a história das traduções desde a antiguidade. Ambas as hipóteses podem fazer algum sentido, tendo em conta o pensamento hebraico e mesmo oriental sobre a realeza. É no realizar de forma eficaz e honesta as funções superiores do poder que o homem mostra ser imagem de Deus. Na fórmula criacional registada em Gn 1,26 os três sinónimos com que se define o humano são: homem, imagem nossa (de Deus), poder.
- ↑ O Poderoso de Jacob é um título equivalente a um nome de Deus, particularmente associado às tradições do patriarca Jacob (cf. Gn 49,24). O voto expresso nos vv. seguintes não aparece explicitamente na Bíblia, mas os factos referidos correspondem ao que é relatado em 2Sm 6-7 (cf. 1Cr 13-17).
- ↑ A digna morada é o templo, cuja ideia se atribui a David e cuja construção coube ao seu filho Salomão (cf. 1Cr 28,1-19; 2Cr 1,18-5,1).
- ↑ Lit.: ela.
- ↑ As palavras dos vv. 6-10 são postas na boca dos israelitas, seja dos contemporâneos de David seja dos que em qualquer época assumiam em oração este salmo, revivendo o espírito dos acontecimentos referenciados, numa viagem simbólica no interior do território de Efrata, que incluía Belém, terra natal de David (Gn 35,19; Rt 4,11) e Jaar, também conhecida como Quiriat-Iarim. Deste modo se refazia a viagem da arca da aliança, dali até Jerusalém (cf. 1Sm 7,1s; 2Sm 6,3). A viagem simbólica começa com um convite dirigido ao Senhor (v. 8) para aceitar a transferência para Jerusalém.
- ↑ Lit.: não desvies a face do teu ungido. Este pedido é mais urgente se, depois do fim da primeira monarquia, se referir a uma personagem nova como Zorobabel, para quem se volta a reclamar a linhagem de David (cf. Esd 3,2; Ag 1,1s.6.21; Zc 4).
- ↑ Esta promessa a David vem mais amplamente relatada em Sl 89,28-38; 2Sm 7.
- ↑ Lit.: de salvação. Este revestimento é uma bênção de Deus. Quando no v. 9 se convidam os sacerdotes a revestirem-se de justiça é da responsabilidade e da iniciativa deles.
- ↑ Lit.: um chifre de David. Podendo significar riqueza e abundância, o termo qeren significa principalmente o poder. Em Zc 6,12, Zorobabel é designado como rebento ou gérmen, termo que é da mesma raiz aqui usada para significar germinar.
- ↑ A lâmpada é símbolo de vida e prosperidade (cf. Sl 18,29; 2Sm 14,7; Pr 24,20).
- ↑ A tradução dos LXX diz: o meu diadema, o qual também se enquadra bem no simbolismo da ideologia real.
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