Sl 91
91(90) Deus, refúgio e proteção
1 Aquele que habita sob a proteção do Altíssimo[1]
- e se acolhe à sombra do Omnipotente,
2 esse poderá exclamar: «Ó Senhor,
- Tu és o meu refúgio e minha cidadela;
- és o meu Deus, em quem confio!»[2].
3 É Ele que te há de livrar da armadilha
- e proteger-te da peste[3] maligna.
4 Ele te cobrirá com as suas penas;
- debaixo das suas asas terás refúgio;::a sua fidelidade é escudo e couraça.
5 Não temerás o terror da noite,
- nem a seta que voa de dia.
6 Não temerás a peste que alastra nas trevas,
- nem o flagelo que devasta em pleno dia[4].
7 Podem cair mil à tua esquerda
- e dez mil à tua direita,
- que a ti não te atingirá.
8 Basta abrires os olhos
- e verás a paga dos malfeitores.
9 Pois tu disseste: «O Senhor é meu refúgio»
- e fizeste do Altíssimo o teu abrigo.
10 Nenhuma desgraça se aproximará de ti,
- nenhuma epidemia chegará à tua tenda.
11 Por ti, Ele deu ordens aos seus anjos,
- para te guardarem em todos os teus caminhos[5].
12 Eles hão de transportar-te na palma das mãos,
- para que o teu pé não tropece em nenhuma pedra.
13 Poderás caminhar sobre serpentes e víboras,
- calcar aos pés leões e dragões.
14 «Porque se entregou a mim, Eu o libertarei;
- defendê-lo-ei, porque conhece o meu nome[6].
15 Ele invoca-me e Eu respondo-lhe,
- estarei com ele na tribulação,
- para o livrar e cobrir de honra.
16 Hei de saciá-lo com longos dias de vida
- e farei com que veja a minha salvação».
- ↑ Este é um salmo de modelo sapiencial, com o qual se propõe uma meditação sobre o que pressupõe e significa a confiança em Deus. O modelo de vida sobre o qual incide esta meditação é o de alguém que vive acolhido no templo (vv. 1-2). Alguém que tem por missão propor as verdades da sabedoria, segundo a relação mestre-discípulo, dirige-se a ele na segunda pessoa, pormenorizando o que significa encontrar-se sob proteção de Deus (vv. 3-13). No final, há uma espécie de oráculo em que Deus confirma e acentua o pensamento que o mestre de sabedoria tinha exposto (vv. 14-16). O destinatário desta lição de sabedoria é literariamente uma pessoa singular, mas o espírito que se incute projeta-se sobre a experiência da nação inteira.
- ↑ A estrofe constituída pelos dois primeiros vv. junta quatro maneiras de designar a Deus: Altíssimo (‘elyon), Omnipotente (’el-chadday), Senhor (yahweh) e Deus (’elohim).
- ↑ As consoantes do hebraico que os massoretas vocalizaram para significar flagelo ou peste podem igualmente ser vocalizadas como dabar, significando palavra ou coisa. E assim foi entendida por algumas traduções antigas, bem como por outras modernas.
- ↑ Os termos da expressão flagelo que devasta ganharam na tradição hebraica conotações demoníacas. Por isso, algumas traduções antigas entendiam o demónio do meio dia.
- ↑ Os anjos são personagens superiores encarregadas de determinadas funções em nome de Deus. Aqui é a função de proteger os seres humanos.
- ↑ Conhecer o nome de Deus significa reconhecer e aceitar os seus atributos e a sua intervenção.
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