Sl 139

From Biblia: Os Quatro Evangelhos e os Salmos
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139(138) A sabedoria de Deus

 

1 Ao diretor. De David. Salmo.


Tu me examinaste, Senhor, e me conheces[1].

2 Tu sabes quando me sento e quando me levanto[2];

de longe, percebes os meus pensamentos.:

3 Distingues o meu caminho e o meu descanso,

estás atento a todos os meus passos.

4 Pois ainda a palavra não está na minha língua,

já Tu, Senhor, a conheces por inteiro.

5 Tu me envolves por detrás e pela frente

e colocas sobre mim a tua mão.

6 É uma sabedoria demasiado profunda para mim,

tão sublime que não tenho capacidade para ela.


7 Para onde poderia eu ir, longe do teu espírito?

Para onde poderia fugir da tua presença?

8 Se subir até aos céus, Tu ali estás;

se me deito no mundo dos mortos, ali estás.

9 Se me erguer nas asas da aurora

e for viver para além do mar,

10 também ali a tua mão desceria sobre mim

e a tua direita me seguraria.

11 Se pedir à escuridão para me esconder

ou à luz para ser noite à minha volta[3],

12 para ti a escuridão não é escura

e a noite brilhará como o dia;
a escuridão é como a luz.

13 Pois Tu formaste as minhas entranhas,

teceste-me no ventre de minha mãe.


14 Dou-te graças, ó Altíssimo,

que me impressionas com tantas maravilhas;

são maravilhosas as tuas obras.

Tu conheces profundamente a minha alma[4].

15 Nenhum dos meus ossos estava escondido de ti,

quando estava a ser formado em segredo,
entretecido nas profundezas da terra.

16 Os teus olhos viram-me ainda em embrião[5];

os meus dias estavam descritos no teu livro.

Todos eles estavam modelados,

antes mesmo de um só deles existir.

17 Como são preciosos para mim os teus desígnios!

Como é profundo o seu sentido, ó Deus!

18 Se os contasse, seriam mais numerosos que a areia.

Despertei e ainda estou contigo[6]!


19 Ó Deus, oxalá desses a morte ao malfeitor,

e os homens sanguinários se afastassem de mim!

20 Pois eles acusam-te sem motivo

e erguem-se contra ti[7] sem ter razão.

21 Não haveria eu de odiar os que te odeiam, ó Senhor?

Não haveria de aborrecer os que se erguem contra ti?

22 Tenho por eles um ódio implacável,

e tornaram-se meus inimigos.


23 Examina-me, ó Deus, para conheceres o meu coração;

põe-me à prova para conheceres as minhas preocupações.

24 Vê se existe em mim algum rasto de ídolos

e conduz-me pelo caminho da eternidade.



  1. Este salmo apresenta a forma e os conteúdos que fazem normalmente parte dos salmos de súplica. No entanto, ele está construído segundo o modelo bem conhecido de uma reflexão sapiencial sobre a maneira como Deus governa e intervém na condução da vida humana. Ele mostra-se particularmente sensível aos misteriosos caminhos e fases que a vida humana vai percorrendo e bem assim aos dramas e males que a assolam. A atitude sugerida está, mais uma vez, de acordo com aquela que a sabedoria sugere, i.e., de total confiança e entrega, apesar do caráter inacessível dos mistérios implicados.
  2. Expressões polares como o sentar-se e levantar-se, sair e entrar, etc., representam a totalidade da vida humana (cf. Nm 27,17; Dt 31,2).
  3. Ou: E concluo que na escuridão Ele me observa / e de noite é luz à minha volta. Um texto de Qumrân pressupõe para a segunda parte e a noite é uma cintura (’ezor, em vez de ’or) à minha volta.
  4. Ou: Tu conheces a minha alma, desde sempre.
  5. Ou: Os teus olhos viram os tempos da minha vida. / No teu livro, todos eles estavam inscritos. A tradução comumente recebida, que vem pela via dos LXX, Vg e NVg, depende da leitura de golem como significando embrião. Daqui derivou o tema literário da figura indefinida e lendária designada como Golem em certas tradições judaicas antigas e modernas. No entanto, tal palavra não existe em mais nenhum outro lugar da Bíblia e as ocorrências no hebraico posterior derivam exclusivamente da interpretação que se fez desta passagem. A leitura alternativa dada acima deriva de se entender o substantivo gil, que aparece em Dn 1,10 e é possível também ser lido em Sl 43,4. Nesta interpretação, o sufixo possessivo de primeira pessoa estaria com um mem enclítico. Deste modo, a sintaxe da segunda parte deste v. 16 fica sem problemas.
  6. Ou: Quando eu chegar ao fim, ainda estarei contigo, segundo a NVg.
  7. A tradução contra ti fundamenta-se na leitura de ‘adêka, que muitos mss. trazem em vez do ‘arêka do TM.



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