Difference between revisions of "Sl 105"

From Biblia: Os Quatro Evangelhos e os Salmos
Jump to navigation Jump to search
(Created page with " ---- <references/> == Salmos == 1   2   3   4   5   6   7   [...")
 
 
Line 1: Line 1:
 +
=== <span style="color:red">105(104)&nbsp;'''Deus e a história de Israel'''</span>===
 +
&nbsp;
  
 +
<span style="color:red"><sup>1</sup></span>&nbsp;Louvai o Senhor, aclamai o seu nome<ref name="ftn630">Este é um salmo didático que se apresenta como uma meditação teológica e sapiencial sobre a experiência histórica dos israelitas. O seu espírito é o de um hino, tal como acontece com o Sl 78. Parte deste salmo, nomeadamente os vv. 1-15 aparecem em 1Cr 16,8-22 e este facto sugere que o salmo era utilizado na liturgia em ligação com a transferência da arca da aliança para o monte Sião. O salmo está quase inteiramente focado nos acontecimentos que marcam a memória dos hebreus e são provenientes da sua história. Os temas principais são: os patriarcas (8-15), José (16-23), Moisés (24-27), as pragas do Egito (28-36) e a chegada a Canaã (44-45). O que se pretende é inculcar a convicção de que é na fidelidade de Deus que assenta a grandeza de toda esta história e só pela fidelidade o povo se pode mostrar digno destes e de outros favores divinos. As referências aos episódios da história relembrada encontram-se nos lugares paralelos indicados para este mesmo salmo.</ref>,
  
 +
:dai a conhecer entre os povos os seus prodígios.
  
 +
<span style="color:red"><sup>2</sup></span>&nbsp;Cantai, entoai hinos em sua honra,
  
 +
:proclamai todas as suas maravilhas.
  
 +
<span style="color:red"><sup>3</sup></span>&nbsp;Gloriai-vos no seu santo nome;
  
 +
:alegre-se o coração dos que procuram o Senhor.
  
 +
<span style="color:red"><sup>4</sup></span>&nbsp;Recorrei ao Senhor e ao seu poder,
 +
 +
:buscai continuamente a sua face.
 +
 +
<span style="color:red"><sup>5</sup></span>&nbsp;Recordai as maravilhas que Ele fez,
 +
 +
:os seus prodígios e as sentenças da sua boca<ref name="ftn631">Referência antecipada à narrativa sobre as pragas do Egito e outros inimigos de Israel nos vv. 28-36.</ref>,
 +
 +
<span style="color:red"><sup>6</sup></span>&nbsp;vós que sois descendentes de Abraão, seu servo,
 +
 +
:e filhos de Jacob, seu escolhido.
 +
 +
<span style="color:red"><sup>7</sup></span>&nbsp;Ele é o Senhor, nosso Deus,
 +
 +
:por toda a terra vigoram as suas sentenças.
 +
 +
<span style="color:red"><sup>8</sup></span>&nbsp;Ele lembra-se eternamente da sua aliança<ref name="ftn632">Os vv. 8-10 resumem o tema da aliança com os patriarcas Abraão (Gn 12,7; 15,18), Isaac (Gn 26,3) e Jacob (Gn 28,13). Esta aliança com os patriarcas apresenta-se como o fundamento da aliança entre Deus e o povo de Israel.</ref>,
 +
 +
:da palavra que estabeleceu por mil gerações,
 +
 +
<span style="color:red"><sup>9</sup></span>&nbsp;do pacto que fez com Abraão
 +
 +
:e do juramento que fez a Isaac.
 +
 +
<span style="color:red"><sup>10</sup></span>&nbsp;Ele confirmou-a como lei para Jacob,
 +
 +
:como aliança eterna para Israel.
 +
 +
<span style="color:red"><sup>11</sup></span>&nbsp;Pois disse: «A ti darei a terra de Canaã,
 +
 +
:como parte que vos cabe em herança».
 +
 +
 +
<span style="color:red"><sup>12</sup></span>&nbsp;Eles eram, então, um pequeno número<ref name="ftn633">Sobre o tempo em que os patriarcas eram um pequeno número e considerados como estrangeiros, cf. Gn 34,30; 23,4; Heb 11,9.13.</ref>,
 +
 +
:poucos e estrangeiros naquela terra;
 +
 +
<span style="color:red"><sup>13</sup></span>&nbsp;iam vagueando de povo em povo<ref name="ftn634">Nos vv. 13-15 há um resumo da vida seminómada dos patriarcas (Gn 12,26) e do castigo aplicado ao faraó (Gn 12,17), bem como a Abimélec (Gn 20,3; 26,11). A importância atribuída aos patriarcas faz com que sejam considerados ungidos ou consagrados a Deus e profetas, que são títulos de grande significado na religião bíblica.</ref>
 +
 +
:e de um reino para outra nação.
 +
 +
<span style="color:red"><sup>14</sup></span>&nbsp;Ele não permitiu que ninguém os oprimisse
 +
 +
:e castigou reis por causa deles:
 +
 +
<span style="color:red"><sup>15</sup></span>&nbsp;«Não toqueis nos meus ungidos,
 +
 +
:não maltrateis os meus profetas».
 +
 +
 +
<span style="color:red"><sup>16</sup></span>&nbsp;Depois, chamou a fome sobre aquela terra,
 +
 +
:destruindo todas as searas de pão.
 +
 +
<span style="color:red"><sup>17</sup></span>&nbsp;Enviou à frente deles um homem
 +
 +
:que fora vendido como escravo, José.
 +
 +
<span style="color:red"><sup>18</sup></span>&nbsp;Prenderam-lhe os pés com grilhões
 +
 +
:e o pescoço, numa argola de ferro,
 +
 +
<span style="color:red"><sup>19</sup></span>&nbsp;até ao tempo em que se realizou a sua palavra
 +
 +
:e a declaração do Senhor lhe deu razão.
 +
 +
<span style="color:red"><sup>20</sup></span>&nbsp;Enviou então um rei, para que o soltassem<ref name="ftn635">Ou: ''Um rei mandou que o soltassem. ''A leitura mais tradicional deste v. é a que se apresenta em nota. Esta interpretação faz do rei ou faraó o sujeito do verbo mandar/enviar. Parece, no entanto, que o sentido que se recolhe do original hebraico é o de que o verbo ''chalaḥ'', que inicia a frase nos vv. 17,20,26,28 e tem sempre Deus como sujeito, o qual, nos momentos cruciais da história, envia agentes seus com uma missão específica, nomeadamente José, o rei-faraó, Moisés e finalmente as trevas. Exprimindo-se desta maneira o salmista está a declarar que todo o desenrolar desta história depende da intervenção de Deus. Com isto, toda a história se transforma em teologia.</ref>,
 +
 +
:e um soberano de povos, para lhe abrir a porta.
 +
 +
<span style="color:red"><sup>21</sup></span>&nbsp;Este nomeou-o senhor da sua casa
 +
 +
:e governador de todos os seus bens,
 +
 +
<span style="color:red"><sup>22</sup></span>&nbsp;para instruir por si mesmo os seus príncipes
 +
 +
:e tornar sábios os seus anciãos<ref name="ftn636">Os exegetas estão de acordo em que as narrativas sobre a personagem de José no Génesis têm a intenção de apresentá-lo como uma figura de sábio. Este salmo traduz a mesma perspetiva. Este pormenor é importante porque os próprios hebreus conheciam a fama de que o Egito era um povo de sábios.</ref>.
 +
 +
 +
<span style="color:red"><sup>23</sup></span>&nbsp;Foi então que Israel entrou para o Egito,
 +
 +
:Jacob foi como imigrante para o país de Cam.
 +
 +
<span style="color:red"><sup>24</sup></span>&nbsp;Deus fez frutificar grandemente o seu povo
 +
 +
:e tornou-o mais forte do que os seus adversários.
 +
 +
<span style="color:red"><sup>25</sup></span>&nbsp;Mudou o coração dos outros e passaram a odiar o povo de Deus,
 +
 +
:tratando com artimanhas os seus servos.
 +
 +
 +
<span style="color:red"><sup>26</sup></span>&nbsp;Enviou então o seu servo Moisés
 +
 +
:e Aarão, que foi o seu escolhido.
 +
 +
<span style="color:red"><sup>27</sup></span>&nbsp;Estes realizaram maravilhas entre os egípcios
 +
 +
:e prodígios no país de Cam<ref name="ftn637">Segundo a nova geografia do mundo, repovoado depois do dilúvio, o Egito, que na Bíblia se chama ''Misraim'', é também o nome de um dos filhos de Cam, segundo filho de Noé (Gn 10,6), tal como o próprio Canaã.</ref>.
 +
 +
<span style="color:red"><sup>28</sup></span>&nbsp;Enviou as trevas e tudo escureceu<ref name="ftn638">O resumo das pragas do Egito segue a narrativa de Ex 7-11, mas numa ordem diferente. Começa pela nona e omite a quinta e a sexta (cf. também Sl 78,43-51).</ref>,
 +
 +
:mas eles não fizeram caso das suas palavras.
 +
 +
<span style="color:red"><sup>29</sup></span>&nbsp;Converteu as suas águas em sangue
 +
 +
:e fez morrer todos os seus peixes.
 +
 +
<span style="color:red"><sup>30</sup></span>&nbsp;Encheu de rãs todo o seu país,
 +
 +
:até nos aposentos do seu rei.
 +
 +
<span style="color:red"><sup>31</sup></span>&nbsp;Deus ordenou e chegaram nuvens de insetos
 +
 +
:e mosquitos, por todo o seu território.
 +
 +
<span style="color:red"><sup>32</sup></span>&nbsp;Em vez das chuvas deu-lhes granizo
 +
 +
:e línguas de fogo por todo o país.
 +
 +
<span style="color:red"><sup>33</sup></span>&nbsp;Destruiu as suas vinhas e figueiras<ref name="ftn639">O sublinhar de vinhas e figueiras como sendo os piores estragos causados pelo granizo parece representar uma sensibilidade palestinense sobre os prejuízos que a referida praga costuma provocar.</ref>
 +
 +
:e destroçou as árvores do seu território.
 +
 +
<span style="color:red"><sup>34</sup></span>&nbsp;Deu ordens e chegaram os gafanhotos
 +
 +
:e larvas, em número incalculável;
 +
 +
<span style="color:red"><sup>35</sup></span>&nbsp;devoraram toda a verdura dos campos
 +
 +
:e comeram os frutos das suas terras.
 +
 +
<span style="color:red"><sup>36</sup></span>&nbsp;Feriu de morte todos os primogénitos do país,
 +
 +
:as primícias de todo o seu vigor.
 +
 +
 +
<span style="color:red"><sup>37</sup></span>&nbsp;Fê-los<ref name="ftn640">Refere-se aos israelitas que estão sempre implícitos no sentido do salmo (cf. Ex 12,35-36). </ref> sair levando prata e ouro,
 +
 +
:e ninguém fraquejou entre as suas tribos<ref name="ftn641">Cf. Dt 8,4; 29,15.</ref>.
 +
 +
<span style="color:red"><sup>38</sup></span>&nbsp;Alegrou-se o Egito com a saída deles,
 +
 +
:pois recaíra sobre eles o medo dos israelitas.
 +
 +
<span style="color:red"><sup>39</sup></span>&nbsp;Estendeu uma nuvem de proteção
 +
 +
:e um fogo para os iluminar à noite.
 +
 +
<span style="color:red"><sup>40</sup></span>&nbsp;Pediram-lhe e chegaram as codornizes,
 +
 +
:e saciou-os com pão do céu.
 +
 +
<span style="color:red"><sup>41</sup></span>&nbsp;Abriu o rochedo e brotou água,
 +
 +
:que corria pelo deserto como um rio.
 +
 +
<span style="color:red"><sup>42</sup></span>&nbsp;Pois Ele lembrou-se da sua palavra sagrada
 +
 +
:para com Abraão, seu servo,
 +
 +
<span style="color:red"><sup>43</sup></span>&nbsp;e fez sair o seu povo com alegria
 +
 +
:e os seus escolhidos com gritos de júbilo.
 +
 +
 +
<span style="color:red"><sup>44</sup></span>&nbsp;Entregou-lhes as terras de outros povos
 +
 +
:e eles recolheram as riquezas das nações,
 +
 +
<span style="color:red"><sup>45</sup></span>&nbsp;com o propósito de guardarem os seus preceitos
 +
 +
:e observarem as suas leis<ref name="ftn642">A conclusão (vv. 44-45) deste hino sobre a experiência histórica é que as obrigações implicadas na aliança (v. 8) foram cumuladas de benefícios pelas riquezas recebidas.</ref>.
 +
 +
:Aleluia!
  
  

Latest revision as of 10:01, 18 December 2019

105(104) Deus e a história de Israel

 

1 Louvai o Senhor, aclamai o seu nome[1],

dai a conhecer entre os povos os seus prodígios.

2 Cantai, entoai hinos em sua honra,

proclamai todas as suas maravilhas.

3 Gloriai-vos no seu santo nome;

alegre-se o coração dos que procuram o Senhor.

4 Recorrei ao Senhor e ao seu poder,

buscai continuamente a sua face.

5 Recordai as maravilhas que Ele fez,

os seus prodígios e as sentenças da sua boca[2],

6 vós que sois descendentes de Abraão, seu servo,

e filhos de Jacob, seu escolhido.

7 Ele é o Senhor, nosso Deus,

por toda a terra vigoram as suas sentenças.

8 Ele lembra-se eternamente da sua aliança[3],

da palavra que estabeleceu por mil gerações,

9 do pacto que fez com Abraão

e do juramento que fez a Isaac.

10 Ele confirmou-a como lei para Jacob,

como aliança eterna para Israel.

11 Pois disse: «A ti darei a terra de Canaã,

como parte que vos cabe em herança».


12 Eles eram, então, um pequeno número[4],

poucos e estrangeiros naquela terra;

13 iam vagueando de povo em povo[5]

e de um reino para outra nação.

14 Ele não permitiu que ninguém os oprimisse

e castigou reis por causa deles:

15 «Não toqueis nos meus ungidos,

não maltrateis os meus profetas».


16 Depois, chamou a fome sobre aquela terra,

destruindo todas as searas de pão.

17 Enviou à frente deles um homem

que fora vendido como escravo, José.

18 Prenderam-lhe os pés com grilhões

e o pescoço, numa argola de ferro,

19 até ao tempo em que se realizou a sua palavra

e a declaração do Senhor lhe deu razão.

20 Enviou então um rei, para que o soltassem[6],

e um soberano de povos, para lhe abrir a porta.

21 Este nomeou-o senhor da sua casa

e governador de todos os seus bens,

22 para instruir por si mesmo os seus príncipes

e tornar sábios os seus anciãos[7].


23 Foi então que Israel entrou para o Egito,

Jacob foi como imigrante para o país de Cam.

24 Deus fez frutificar grandemente o seu povo

e tornou-o mais forte do que os seus adversários.

25 Mudou o coração dos outros e passaram a odiar o povo de Deus,

tratando com artimanhas os seus servos.


26 Enviou então o seu servo Moisés

e Aarão, que foi o seu escolhido.

27 Estes realizaram maravilhas entre os egípcios

e prodígios no país de Cam[8].

28 Enviou as trevas e tudo escureceu[9],

mas eles não fizeram caso das suas palavras.

29 Converteu as suas águas em sangue

e fez morrer todos os seus peixes.

30 Encheu de rãs todo o seu país,

até nos aposentos do seu rei.

31 Deus ordenou e chegaram nuvens de insetos

e mosquitos, por todo o seu território.

32 Em vez das chuvas deu-lhes granizo

e línguas de fogo por todo o país.

33 Destruiu as suas vinhas e figueiras[10]

e destroçou as árvores do seu território.

34 Deu ordens e chegaram os gafanhotos

e larvas, em número incalculável;

35 devoraram toda a verdura dos campos

e comeram os frutos das suas terras.

36 Feriu de morte todos os primogénitos do país,

as primícias de todo o seu vigor.


37 Fê-los[11] sair levando prata e ouro,

e ninguém fraquejou entre as suas tribos[12].

38 Alegrou-se o Egito com a saída deles,

pois recaíra sobre eles o medo dos israelitas.

39 Estendeu uma nuvem de proteção

e um fogo para os iluminar à noite.

40 Pediram-lhe e chegaram as codornizes,

e saciou-os com pão do céu.

41 Abriu o rochedo e brotou água,

que corria pelo deserto como um rio.

42 Pois Ele lembrou-se da sua palavra sagrada

para com Abraão, seu servo,

43 e fez sair o seu povo com alegria

e os seus escolhidos com gritos de júbilo.


44 Entregou-lhes as terras de outros povos

e eles recolheram as riquezas das nações,

45 com o propósito de guardarem os seus preceitos

e observarem as suas leis[13].
Aleluia!



  1. Este é um salmo didático que se apresenta como uma meditação teológica e sapiencial sobre a experiência histórica dos israelitas. O seu espírito é o de um hino, tal como acontece com o Sl 78. Parte deste salmo, nomeadamente os vv. 1-15 aparecem em 1Cr 16,8-22 e este facto sugere que o salmo era utilizado na liturgia em ligação com a transferência da arca da aliança para o monte Sião. O salmo está quase inteiramente focado nos acontecimentos que marcam a memória dos hebreus e são provenientes da sua história. Os temas principais são: os patriarcas (8-15), José (16-23), Moisés (24-27), as pragas do Egito (28-36) e a chegada a Canaã (44-45). O que se pretende é inculcar a convicção de que é na fidelidade de Deus que assenta a grandeza de toda esta história e só pela fidelidade o povo se pode mostrar digno destes e de outros favores divinos. As referências aos episódios da história relembrada encontram-se nos lugares paralelos indicados para este mesmo salmo.
  2. Referência antecipada à narrativa sobre as pragas do Egito e outros inimigos de Israel nos vv. 28-36.
  3. Os vv. 8-10 resumem o tema da aliança com os patriarcas Abraão (Gn 12,7; 15,18), Isaac (Gn 26,3) e Jacob (Gn 28,13). Esta aliança com os patriarcas apresenta-se como o fundamento da aliança entre Deus e o povo de Israel.
  4. Sobre o tempo em que os patriarcas eram um pequeno número e considerados como estrangeiros, cf. Gn 34,30; 23,4; Heb 11,9.13.
  5. Nos vv. 13-15 há um resumo da vida seminómada dos patriarcas (Gn 12,26) e do castigo aplicado ao faraó (Gn 12,17), bem como a Abimélec (Gn 20,3; 26,11). A importância atribuída aos patriarcas faz com que sejam considerados ungidos ou consagrados a Deus e profetas, que são títulos de grande significado na religião bíblica.
  6. Ou: Um rei mandou que o soltassem. A leitura mais tradicional deste v. é a que se apresenta em nota. Esta interpretação faz do rei ou faraó o sujeito do verbo mandar/enviar. Parece, no entanto, que o sentido que se recolhe do original hebraico é o de que o verbo chalaḥ, que inicia a frase nos vv. 17,20,26,28 e tem sempre Deus como sujeito, o qual, nos momentos cruciais da história, envia agentes seus com uma missão específica, nomeadamente José, o rei-faraó, Moisés e finalmente as trevas. Exprimindo-se desta maneira o salmista está a declarar que todo o desenrolar desta história depende da intervenção de Deus. Com isto, toda a história se transforma em teologia.
  7. Os exegetas estão de acordo em que as narrativas sobre a personagem de José no Génesis têm a intenção de apresentá-lo como uma figura de sábio. Este salmo traduz a mesma perspetiva. Este pormenor é importante porque os próprios hebreus conheciam a fama de que o Egito era um povo de sábios.
  8. Segundo a nova geografia do mundo, repovoado depois do dilúvio, o Egito, que na Bíblia se chama Misraim, é também o nome de um dos filhos de Cam, segundo filho de Noé (Gn 10,6), tal como o próprio Canaã.
  9. O resumo das pragas do Egito segue a narrativa de Ex 7-11, mas numa ordem diferente. Começa pela nona e omite a quinta e a sexta (cf. também Sl 78,43-51).
  10. O sublinhar de vinhas e figueiras como sendo os piores estragos causados pelo granizo parece representar uma sensibilidade palestinense sobre os prejuízos que a referida praga costuma provocar.
  11. Refere-se aos israelitas que estão sempre implícitos no sentido do salmo (cf. Ex 12,35-36).
  12. Cf. Dt 8,4; 29,15.
  13. A conclusão (vv. 44-45) deste hino sobre a experiência histórica é que as obrigações implicadas na aliança (v. 8) foram cumuladas de benefícios pelas riquezas recebidas.



Salmos

1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20   21   22   23   24   25   26   27   28   29   30   31   32   33   34   35   36   37   38   39   40   41   42   43   44   45   46   47   48   49   50   51   52   53   54   55   56   57   58   59   60   61   62   63   64   65   66   67   68   69   70   71   72   73   74   75   76   77   78   79   80   81   82   83   84   85   86   87   88   89   90   91   92   93   94   95   96   97   98   99   100   101   102   103   104   105   106   107   108   109   110   111   112   113   114   115   116   117   118   119   120   121   122   123   124   125   126   127   128   129   130   131   132   133   134   135   136   137   138   139   140   141   142   143   144   145   146   147   148   149   150